O OLIGOPÓLIO DAS EMPRESAS DE DADOS NOS ESTADOS UNIDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v26i2.62980

Resumo

Apresenta resenha do livro Data Cartels: the companies that control and monopolize our information, de Sarah Lamdan, publicado pela Stanford University Press, CA, em 2023. Destacam-se os principais argumentos da obra, sobre a concentração, no mercado norte-americano, de exploração de dados digitais por duas grandes empresas de análise, a RELX e a Thomson Reuters. Problematiza questões econômicas e sobre garantias civis tais como o direito à privacidade e à propriedade intelectual, sobretudo no campo acadêmico, a necessidade de leis antitruste e de transparência no mercado de dados. Trata da formação de cartel na área de informação científica, noticiário jornalístico e dados privados de ordem legal e financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Cantarela Matheus, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora de Relações Públicas e pesquisadora bolsista Prociência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordena o grupo VIP: visualidades e imagem pública.

Downloads

Publicado

2024-11-29

Como Citar

Matheus, L. C. (2024). O OLIGOPÓLIO DAS EMPRESAS DE DADOS NOS ESTADOS UNIDOS. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 26(2), 83-89. https://doi.org/10.22409/conflu.v26i2.62980