BUSCA ATIVA EM SERVIÇOS JURÍDICOS DIRECIONADOS A PESSOAS COM NECESSIDADES COMPLEXAS

o que funciona?

Autores

  • Suzie Forell University College London
  • Abigail Gray Macquarie University
  • Cleber Francisco Alves Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Roberta Pinheiro Piluso Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v26i2.64338

Resumo

Este artigo traz uma revisão sistemática das melhores pesquisas disponíveis sobre busca ativa em serviços jurídicos para pessoas hipossuficientes com necessidades complexas. A nossa análise indica que para alcançar e ajudar de forma eficaz esse grupo peculiar de destinatários dos serviços jurídicos “difíceis de serem alcançados”, as ações de busca ativa precisam – desde o início – da formação e manutenção de laços e conexões fortes com as comunidades-alvo e com as agências/organizações que as apoiam. Embora as ações de busca ativa em serviços jurídicos possam ser mais bem efetivadas em espaços frequentados e de confiança dos grupos-alvo, o alcance do serviço é amplificado por meio de iniciativas de divulgação adequada junto ao grupo-alvo e junto às respectivas agências/organizações de apoio, assim como aos próprios indivíduos além de mecanismos de referenciamento eficazes para as referidas agências e para outros intermediários confiáveis. Este estudo também destacou as características da prestação de serviços adequada para estes grupos-alvo através da busca ativa e as implicações associadas no que se refere a recursos e equipe de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzie Forell, University College London

Diretora de Pesquisa da “Health Justice – Austrália”. Professora Associada Adjunta da Faculdade de Direito da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália. Professora honorária da Faculdade de Direito da University College London, na Inglaterra.

Abigail Gray, Macquarie University

Pesquisadora na “National and Justice Foundation” de Nova Gales do Sul, na Austrália. Graduada em Artes, com especialização em Ciências Sociais. Curso em Direito (Juris Doctor) na Macquarie University, Sidney, Austrália.

Cleber Francisco Alves, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre e Doutor em Direito pela PUC-Rio, com estágio pós-doutoral no IALS – Institute of Advanced Legal Studies, da Universidade de Londres. Professor Associado III do Departamento de Direito Processual da Universidade Federal Fluminense e integrante do Corpo de Professores Permanentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da mesma Universidade (PPGSD-UFF). Professor Titular da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Petrópolis. Defensor Público de Classe Especial, no Estado do Rio de Janeiro.

Roberta Pinheiro Piluso, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora Auxiliar do curso de Direito da Unigranrio/Afya. Editora Assistente da Revista Confluências do Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da UFF (PPGSD/UFF). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Empresa, Estado e Compliance (na linha de pesquisa Empresa, Estado e Direitos Humanos). Professora Orientadora da Liga Acadêmica de Direitos Humanos do curso de Direito da Unigranrio/Afya. Pesquisadora bolsista da CAPES

Downloads

Publicado

2024-11-27

Como Citar

Forell, S., Gray, A. ., Francisco Alves, C. ., & Pinheiro Piluso, R. (2024). BUSCA ATIVA EM SERVIÇOS JURÍDICOS DIRECIONADOS A PESSOAS COM NECESSIDADES COMPLEXAS: o que funciona?. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 26(2), 24-82. https://doi.org/10.22409/conflu.v26i2.64338