POR UMA IMAGEM A CONTRAPELO DO SUBDESENVOLVIMENTO
Sérgio e o sofrimento do homem burgûes
DOI:
https://doi.org/10.22409/vgh84c47Resumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma breve análise do filme Memorias del Subdesarrollo do diretor cubano,Tomas Gutierrez Alea, por meio da análise imanente de duas imagens presentes na película. Nossa intenção no artigo é compreender o olhar colonialista do personagem Sérgio por meio da sua subjetividade imersa numa Cuba revolucionária da qual ele se vê como não participante, isto é, observa com ironia e desprezo o contexto histórico no qual está sedimentado. Sérgio é um personagem posto situação no tempo histórico dos filmes, qual seja, nas formas histórico- sociais que se imbricam com a dimensão estética do filme. O corpo Sérgio parece estar fora do lugar observando à distância o que não compreende e não quer compreender. Fica preso a nostalgia e a memória melancólica, isto é, tem dificuldade para aceitar a mudança e por isso seu corpo sempre aparenta cansaço e ao mesmo tempo excitação. Sua melancolia se assemelha talvez a uma patologia moderna alternando um estado de pequena euforia e subsequentes momentos de angústia.
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Copyright (c) 2025 Fernando Rodrigues Frias

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