TENSIONAMENTOS ENTRE DESENVOLVIMENTO, NATUREZA E CULTURA:

o caso do Serro/MG frente à expansão minerária no Vale do Jequitinhonha

Autores/as

  • Roberta Brangioni Fontes Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Andréa Maria Narciso Rocha de Paula Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.55979

Resumen

Neste trabalho discutimos o conflito ambiental que vivencia o município do Serro/MG, devido às tentativas de implantação de mineradoras de ferro em seu território, desde 2014. O objetivo é descrever e discutir como se processam localmente os tensionamentos entre as empresas mineradoras e os que resistem à mineração, acionando a defesa do lugar a partir de sua biodiversidade, cultura, direitos das comunidades quilombolas e seus modos de vida tradicionais. Para isso, fazemos uma contextualização histórica do problema e analisamos o processo de conflito e resistência com base nos referenciais teóricos sobre desenvolvimento e ecologia política. Nos valemos da pesquisa bibliográfica, documental e observação participante realizadas de 2019 a 2021. A análise evidenciou o alinhamento de estruturas coloniais, racistas e antidemocráticas, com o projeto neoextrativista representado pelas empresas minerárias.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Roberta Brangioni Fontes, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

    Doutoranda em Desenvolvimento Social, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - MG). Bolsista CAPES – Mestre em Extensão Rural, Universidade Federal de Viçosa – Graduada em Ciências Sociais, Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Andréa Maria Narciso Rocha de Paula, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

    Professora doutora em Geografia Humana no curso de Ciências Sociais, lotada no Departamento de Política e Ciências Sociais (DPCS) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES- MG). Docente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social. Professora permanente no Programa de Pós Graduação associado UFMG/UNIMONTES em Sociedade, Ambiente e Território. 

     

Publicado

2022-12-01

Cómo citar

TENSIONAMENTOS ENTRE DESENVOLVIMENTO, NATUREZA E CULTURA:: o caso do Serro/MG frente à expansão minerária no Vale do Jequitinhonha. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 203–221, 2022. DOI: 10.22409/conflu.v24i3.55979. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/55979. Acesso em: 6 dec. 2025.