AS RAZÕES PARA MIGRAR E AS FRONTEIRAS COMO BRECHA AO DESLOCAMENTO

Autores

  • Aloisio Ruscheinsky Unisinos/UERGS
  • Neida Albornoz-Arias Facultad de Administración y Negocios de la Universidad Simón Bolívar, Cúcuta, Colombia
  • Rina Mazuera-Arias Universidad Simon Bolivar

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v26i1.61270

Resumo

Este artigo aborda as circunstâncias do cruzamento de fronteiras na América Latina como uma fresta de deslocamento rompendo o controle migratório, com a proliferação de caminhos recentes que marcam processos contemporâneos que desafiam as políticas migratórias. Especificamente, se dedica a produzir dados quantitativos quanto as configurações individuais que se expressam nas representações das práticas de migrantes experimentado durante os preparativos, nas qualificações individuais e nas expectativas para além das fronteiras venezuelanas. Embasado na perspectiva processual os argumentos privilegiam alguns motes significativos relevantes para compreender as razões para migrar, condensadas em amplo espectro. Quanto à metodologia o grupo de pesquisa elaborou um questionário e que foi aplicado ao longo de quatro semanas no posto de controle migratório da Colômbia, sucedido por tabulação e cruzamentos de dados. A relação pouco conflitiva no controle do fluxo de migrantes na fronteira acentua o intuito de regularização, por mais que a realidade se circunscreva como uma crise migratória na região. A compreensão que os migrantes possuem de sua condição e de suas pretensões são componentes de uma identificação de políticas de reconhecimento das práticas em curso no cruzamento das fronteiras como um movimento cujos direitos possuem assentimento internacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aloisio Ruscheinsky, Unisinos/UERGS

    Professor titular jubilado do PPG Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

  • Neida Albornoz-Arias, Facultad de Administración y Negocios de la Universidad Simón Bolívar, Cúcuta, Colombia

    Neida Albornoz-Arias, doctora en ciencias sociales y jurídicas (Universidad de Córdoba), España; docente e investigadora de la Facultad de Administración y Negocios de la Universidad Simón Bolívar, Cúcuta, Colombia. Líder del Grupo de Investigación Altos Estudios de Frontera de la Universidad Simón Bolívar, Colombia.

    ORCID - https://orcid.org/0000-0001-7851-5985

    correo electrónico: neida.albornoz@unisimon.edu.co; neida.albornoz.arias@gmail.com

  • Rina Mazuera-Arias, Universidad Simon Bolivar

    Rina MazueraArias, advogada,  doctora en derecho por la Universidad de Zaragoza (España); adscrita como docente e investigadora a la Facultad de Ciencias Jurídicas y Sociales de la Universidad Simón Bolívar, Cúcuta, Colombia. Publicações acadêmicas: https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=%22Rina+Mazuera-Arias%22&btnG=

     

     

Downloads

Publicado

2024-04-02

Como Citar

AS RAZÕES PARA MIGRAR E AS FRONTEIRAS COMO BRECHA AO DESLOCAMENTO. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 116–139, 2024. DOI: 10.22409/conflu.v26i1.61270. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/61270. Acesso em: 6 dez. 2025.