Publicado o primeiro número de 2023
É com alegria que publicamos o primeiro número do ano de 2023 da Confluências: Revista Interdisciplinar em Sociologia e Direito. Esta edição (vol. 25, n. 1) é a primeira publicada no estrato A4 conferido ao periódico na última qualificação da CAPES, correspondentes ao quadriênio 2017/2020, e que reflete o compromisso da equipe editorial e dos nossos avaliadores, com a qualidade e pluralidade dos produtos acadêmicos que estampam as páginas da Confluências.
Esta edição conta com a entrevista inédita, em versão em francês e português, com Christophe Dejours, professor emérito da Universidade Paris-Nanterre, idealizador e coordenador do Institut de Psychodynamique du Travail (IPDT). Dejours é doutor em medicina, especialista em medicina do trabalho e em psiquiatria, e psicanalista, além de criador da “Psicodinâmica do Trabalho”. A entrevista foi realizada, conjuntamente, pela nossa editora-chefe, Carolina Pereira Lins Mesquita, Thais Henriques Dias, editora assistente, e pelo psicólogo Eduardo Peyon.
Este número conta, ainda, com oito artigos sobre temáticas atuais e relevantes para a discussão interdisciplinar em sociologia e direito. Os artigos, dotados de heterogeneidade de vinculação institucional dos autores,, apresentam resultados de investigações sobre os seguintes assuntos: i) a relação entre maternidade e mercado de trabalho; ii) o capitalismo de plataforma e o desmonte de direitos; iii) ocapitalismo de vigilância e a lei geral de proteção de dados pessoais; iv) a desigualdade no acesso a vacinas contra a COVID-19; v) a relação entre o direito à cidade e as transidentidades; vi) a litigância climática brasileira; vii) a questão ambiental por trás da guerra na Ucrânia e, por fim, viii) a ideologia de gênero como estratégia política no Brasil. Os papers foram selecionados no sistema duplo-cego e recebidos em fluxo contínuo.
Acreditamos que as reflexões em perspectiva interdisciplinar, inerentes à Revista Confluências, constituem-se aportes relevantes para a crítica social e jurídica do nosso tempo presente.
Desejamos excelente leitura!