Ação popular pelo reconhecimento da geral do Maracanã enquanto patrimônio histório e cultural
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu4i1.p237Abstract
O Maracanã se transformou em um imenso canteiro de obras, que tem como carro-chefea colocação de cadeiras no espaço atualmente conhecido como GERAL. O principal argumento para essa reforma seria uma “adaptação à modernidade” decorrente de suposta exigência da FIFA, que não permitiria que os jogos por ela organizados fossem
assistidos por pessoas que estivessem em pé. E, como o Brasil está pretendendo candidatar-se a sediar a Copa do Mundo em 2014 - e será sede do Panamericano de 2007 - tal obra seria necessária. Todavia, a ilegalidade do ato que determinou a
realização da obra também é evidenciada quando se analisa que o Maracanã foi tombado pelo IPHAN, no Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, sob o número de inscrição 125, na data 26.12.2000. Com efeito, não apenas o Maracanã como um todo,
mas a GERAL em si é um patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro, do Estado do Rio de Janeiro e do país.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2005-10-08
How to Cite
Silva dos Santos, V. (2005). Ação popular pelo reconhecimento da geral do Maracanã enquanto patrimônio histório e cultural. Confluências | Interdisciplinary Review of Sociology and Law, 4(1). https://doi.org/10.22409/conflu4i1.p237
Issue
Section
Anexo
License
The authors hold the copyright, with first publication rights granted to the journal, being the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution Licence, which allows the work to be shared with acknowledgement of authorship and first publication in this journal.
The authors have authorization to separately purchase additional contracts of non-exclusive distribution of the work's version published in this journal (e.g.:publication in institutional repositories or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and first publication in this journal.
The authors have permission and are encouraged to publish and disseminate their work online (e.g.:in institutional repositories or on their personal page), at any point - either before or during the editorial process, since it may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work.