TENSIONAMENTOS ENTRE DESENVOLVIMENTO, NATUREZA E CULTURA:

o caso do Serro/MG frente à expansão minerária no Vale do Jequitinhonha

Autores

  • Roberta Brangioni Fontes Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Andréa Maria Narciso Rocha de Paula Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.55979

Resumo

Neste trabalho discutimos o conflito ambiental que vivencia o município do Serro/MG, devido às tentativas de implantação de mineradoras de ferro em seu território, desde 2014. O objetivo é descrever e discutir como se processam localmente os tensionamentos entre as empresas mineradoras e os que resistem à mineração, acionando a defesa do lugar a partir de sua biodiversidade, cultura, direitos das comunidades quilombolas e seus modos de vida tradicionais. Para isso, fazemos uma contextualização histórica do problema e analisamos o processo de conflito e resistência com base nos referenciais teóricos sobre desenvolvimento e ecologia política. Nos valemos da pesquisa bibliográfica, documental e observação participante realizadas de 2019 a 2021. A análise evidenciou o alinhamento de estruturas coloniais, racistas e antidemocráticas, com o projeto neoextrativista representado pelas empresas minerárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Brangioni Fontes, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Doutoranda em Desenvolvimento Social, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES - MG). Bolsista CAPES – Mestre em Extensão Rural, Universidade Federal de Viçosa – Graduada em Ciências Sociais, Universidade Federal de Minas Gerais.

Andréa Maria Narciso Rocha de Paula, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Professora doutora em Geografia Humana no curso de Ciências Sociais, lotada no Departamento de Política e Ciências Sociais (DPCS) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES- MG). Docente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social. Professora permanente no Programa de Pós Graduação associado UFMG/UNIMONTES em Sociedade, Ambiente e Território. 

 

Downloads

Publicado

2022-12-01

Como Citar

Brangioni Fontes, R., & Narciso Rocha de Paula, A. M. . (2022). TENSIONAMENTOS ENTRE DESENVOLVIMENTO, NATUREZA E CULTURA:: o caso do Serro/MG frente à expansão minerária no Vale do Jequitinhonha. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 24(3), 203-221. https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.55979