ENTREVISTA COM ISABEL CRISTINA JARAMILLO SIERRA

professora titular da Universidade de los Andes e coordenadora da Rede Latino-americana de Acadêmicas do Direito – Rede Alas

Autores/as

  • Isabel Cristina Jaramillo Sierra Universidad de Los Andes
  • Ana Paula de Oliveira Sciammarella Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Andrea Catalina León Amaya Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu.v26i3.66225

Resumen

En esta entrevista retomamos el diálogo con la profesora colombiana Isabel Cristina Jaramillo Sierra, con dos intenciones. En primer lugar, pretendemos hacer un reconocimiento a su trayectoria, lo que de paso significa resaltar las experiencias latinoamericanas de constitución de redes de juristas y académicas feministas del derecho en América Latina. La Red ALAS, que Isabel coordina, fue fundada en 2004 y puede decirse que constituye hoy el espacio más robusto de trabajo colaborativo entre profesoras de Derecho de tiempo completo procedentes de diferentes países latinoamericanos. Entre otras cosas, nos inspiran las acciones de esa Red direccionadas a divulgar y ampliar la visibilidad y repercusión de la producción académica de docentes que incorporan en sus investigaciones y trabajo docente la perspectiva de género y/o feminista. En segundo lugar, y a propósito del tema propuesto como hilo conductor del dosier, en esta entrevista buscamos propiciar la reconstrucción de un relato sobre la movilización legal para la producción del derecho al aborto legal y seguro en Colombia, justamente por ella, Isabel Cristina Jaramillo Sierra —una de sus protagonistas y estudiosas—. Puede ser que esta aproximación nos dé pistas para robustecer las agendas de investigación y de movilización en Brasil. Es un ejercicio de diálogo binacional y latinoamericano sobre justicia reproductiva y derechos reproductivos, desde el campo socio jurídico, que esperamos se intensifique y rinda frutos, al enfocar en las estrategias, en las narrativas construidas a partir del derecho y en los actores que las elaboran, encarnan e impulsan.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Isabel Cristina Jaramillo Sierra, Universidad de Los Andes

    Advogada (com menção honrosa) pela Universidad de los Andes, Bogotá (1997) e Doutora em Direito (SJD) pela Harvard Law School (2007). Atualmente é Professora de Direito e Diretora da Área de Teoria e Investigação Jurídica da Universidad de los Andes, e coordenadora da Rede ALAS - Rede Latino-Americana de Juristas Feministas.

    O seu trabalho acadêmico tem-se centrado na questão da reforma legal feminista e da governança feminista. Publicou amplamente sobre a reforma do aborto, leis de cotas e violência baseada no género na América Latina. Os seus livros mais recentes incluem “Nuevas Familias y Nuevos Cuidados” (editado com Tary Garzón), “La Batalla por el Derecho al Aborto” (com Ana Cristina González) e "Trans Rights and Wrongs" (editado com Laura Carlson). A Professora Isabel Jaramillo trabalhou como consultora para o governo colombiano em questões de acesso à justiça, justiça transicional e direitos sexuais e reprodutivos; como expert em incorporação da perspetiva de gênero no Poder Judiciário na Colômbia, México e Argentina; e como magistrada ad hoc no Conselho de Estado e na Corte Constitucional.

  • Ana Paula de Oliveira Sciammarella, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)

    Professora da Escola de Ciências Jurídicas (ECJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF). Integrante dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisa em Lutas Sociais (NELUTAS/UNIRIO) e do Núcleo de Pesquisa em Sociologia do Direito (NSD/UFF). Coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão “Diálogos sobre Justiça Reprodutiva: Normas Jurídicas, Políticas Públicas e Práticas de Litígio” (DIJURE/UNIRIO) e do projeto e grupo de pesquisa sobre Direito, Gênero e Relações Étnico-Raciais “DIGNA” (UNIRIO). Possui interesse e experiência de pesquisa em temas que relacionam as desigualdades de gênero e raça no sistema de justiça. É pesquisadora Jovem Cientista do Nosso Estado pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

    A professora Ana Paula Sciammarella também publicou o livro “Magistratura e Gênero: Uma análise da condição profissional feminina no Judiciário fluminense” e o capítulo “Composição de gênero e racial do Judiciário e a perspectiva de uma diversidade transformadora da Justiça brasileira”, este último, em co-autoria com Maria da Glória Bonelli e Tharuell Lima Kahwage, como parte do livro organizado por Fabiana Severi “Reescrevendo decisões judiciais em perspectivas feministas: a experiência brasileira”

  • Andrea Catalina León Amaya, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Advogada pela Universidad Externado de Colombia, Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutora em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos, Instituições e Negócios (PPGDIN) da mesma universidade. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da UFF e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Juntamente com o professor Joaquim Leonel de Rezende Alvim, lidera o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Teorias, Atividades e Práticas no Campo do Direito (NUTEAP/UFF). A professora Catalina León tem experiência acadêmica e profissional no Brasil e na Colômbia, nas áreas de sociologia jurídica, direito de interesse público e políticas públicas, com especial interesse nas abordagens institucionais da violência contra as mulheres, nas práticas do sistema de justiça, na justiça transicional e nas interfaces entre direito, movimentos sociais, Estado e gênero. Integra a equipe do Projeto de Pesquisa e Extensão “Diálogos sobre Justiça Reprodutiva: Normas Jurídicas, Políticas Públicas e Práticas de Litigância” (DIJURE/UNIRIO), no qual co-coordena estratégias pedagógicas e jurídicas e orienta atividades de pesquisa aliadas a ações de extensão.  

Publicado

2025-01-31

Cómo citar

ENTREVISTA COM ISABEL CRISTINA JARAMILLO SIERRA: professora titular da Universidade de los Andes e coordenadora da Rede Latino-americana de Acadêmicas do Direito – Rede Alas. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 17–48, 2025. DOI: 10.22409/conflu.v26i3.66225. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/66225. Acesso em: 21 jan. 2026.