¡NO ALIMENTES AL MINION! Polarización afectiva y activismo retrógrado en redes en la génesis y ascenso del hashtag # Bolsonaro2018 tras la acusación de Dilma Rousseff
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu.v22i3.47121Resumen
777/5000 Este artículo indaga sobre el auge del hashtag de visibilidad en Twitter Bolsonaro2018 en condiciones extrañas, buscando identificar los factores y comprender los procesos que conducen a tal visibilidad. Apoyado por un método mixto secuencial, utilizando principalmente Social Media Analytics y Content Analysis, se identifican dos momentos: (i) promoción artificial del hashtag a través de medios automatizados o semiautomatizados y (ii) un ascenso meteórico provocado por los propios detractores de Bolsonaro , responsable de casi el 90% de la exposición expositiva analizada. Se sugiere que la clave explicativa radica en la polarización afectiva, que lleva a los opositores a hacer explícita su aversión al entonces diputado, provocando que el hashtag se convierta por primera vez en una tendencia mundial.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Marcelo Santos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.