CONSTRUÇÃO DA REFORMA DO NOVO ENSINO MÉDIO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
fragilidades e incoerências
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu.v24i3.56008Resumen
A presente pesquisa busca refletir sobre a proposta da Reforma do Ensino Médio, trazendo discussões relevantes que envolvem o interesse privado neste cenário e uma mudança estrutural no currículo do Ensino Médio também através da publicação da Base Nacional Comum Curricular. Faz um panorama histórico do interesse do empresariado brasileiro na educação pública, culminando na ascensão de Michel Temer que acelerou, com autoritarismo, o processo desta reforma neoliberal. Aponta a chamada flexibilização curricular pelo Governo como fragmentação e diluição do currículo. Reconhece os argumentos do governo para as mudanças na estrutura curricular como frágeis e incoerentes. Reflete sobre a diluição das disciplinas em áreas do conhecimento e a não obrigatoriedade destes componentes ao longo da etapa. Esta investigação é, portanto, um alerta à reflexão sobre o atual cenário do Ensino Médio do país.
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Derechos de autor 2022 Kíssila Neves, Beatriz Rezende, Cristiana Barcelos
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