CENTRO ALAKEN: UMA EXPERIÊNCIA DE ARTE, DEMOCRACIA E CIDADANIA EM REYNOSA, MÉXICO
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/conflu20i2.p556Mots-clés:
Teatro, Cultura, ResistênciaRésumé
Existe no México, um Centro Cultural que sobrevive diante do maior índice de violência do País. Ele se propõe a dar ressignificado à vida de jovens habitantes da Cidade de Reynosa. Graças ao seu idealizador, Ricardo Ivan Lopes García, em Alaken pulsa a Arte como resistência e sensibilidade. O artigo se baseia em conversas com o inspirador do Centro, que compartilha a sua história, o funcionamento e, especialmente a importância desse espaço de liberdade criativa na vida da juventude; e, em diálogo permanente com o teatro, a partir de reflexões de Antonin Artaud, Eugenio Barba, Peter Brook. Além disso, o conectamos com uma recente entrevista com a atriz Grace Passô sobre a marginalidade e o teatro. Apresentamos, aqui, a cultura em seu aspecto transformador. Não como salvadora; mas, como uma cultura que se pretende apaziguadora de uma violência institucionalizada, no mundo contemporâneo.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
ARTAUD, Antonin. 1987. O teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad.
ARTAUD, Antonin. Schneider, Mario (org). 1984. Mexico y viaje al pais de los tarahumara. Cidade do México: Fondo de Cultura Economica.
BARBA, Eugenio. 2010. Teatro – Solidão, Ofício, Revolta. Brasília: Dulcina.
BROOK, Peter. 1970. O Teatro e seu espaço vazio. Petrópolis: Vozes.
NERUDA, Pablo.1950. Canto General. Cidade do México:Talleres Gráficos de la Nación.
MÜLLER, Heiner .1983. A Missão e outras peças. Lisboa: Apáginastantas.
PORTELLA, Eduardo. 2001.Carlos Fuentes, verso e reverso. In Poesia (ano 9, número 15). Rio de Janeiro: Fundação Bilblioteca Nacional.
STANISLÁVSKI, Konstantin. 1980. El Trabajo del Actor Sobre Sí Mismo en el Proceso Creador de las Vivencias. Buenos Aires: Quetzal.
Textos extraídos da internet:
CENTRO ALAKEN. Disponível em <http://centroalaken.esy.es/> Acesso em 21 abril 2018
FILGUEIRAS, Mariana. O teatro é uma espécie de aquilombamento. REVISTA CONTINENTE. Disponível em <http://revistacontinente.com.br/secoes/entrevista/ro-teatro-e-uma-especie-de-aquilombamentor>. Acesso em 27 abril 2018.
BROOKS, Dario. 4 efectos concretos que tendrá la construcción del muro que Donald Trump autorizó en la frontera entre Estados Unidos y México.
Disponível em < http://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-36466006 >. Acesso em 29 abril 2018.
Música:
RODRIGUEZ, Silvio. 1992. El necio. Havana: Jerzy Belc y Jorge (4:32). Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=VBU1IEFaBRI> Acesso em 30 abril 2018.
FERNANDES, Jorge Almeida. Disponível em https://www.publico.pt/2012/07/04/jornal/a-ditadura-perfeita-passou-a-historia-24837983. Acesso em 10 maio 2018
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.