A EXPERTISE EM JULGAMENTO:

onde fica a ética quanto não discutimos relações de poder?

Auteurs

  • Dayse de Paula Marques da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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https://doi.org/10.22409/conflu.v24i1.53649

Résumé

O tema da pesquisa  é a composição por sexo e cor nas carreiras universitárias e seu impacto na estrutura as relações de poder na configuração das profissões. A pesquisa seguiu  na linha  da Sociologia das Profissões, considerando que o objeto de análise está centrado em grupos profissionais, uma importante referência de identidade social, afirmando-se como área de concentração de estudos. A teoria de gênero ainda era pouco conhecida quando apresentamos a tese de doutorado em 1998, começando a ter impacto no final dos anos 1980. A articulação profissões e gênero era explorada, apenas, nas teorias produzidas pelo movimento feminista associado a grupos de pesquisa nas universidades identificados com a militância política. O grupo profissional e sua expressao co um grupo de poder  limitava-se às hieraquias que produzia na estrutura burocrátic, na lógica educaconal associada à certificação demandada pelo mercado de trabalo. Discutiam-se pouco os seus próprios sujeito: brancos, masculinos e jovens. Novos conflitos surgem, desafiando a ética nesse universo e diante dos acontecimentos provocados pela pandemia COVID-19, no Brasil, fazemos algumas reflexões sobre o impacto das relações de poder na área médica.

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Biographie de l'auteur

Dayse de Paula Marques da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) concluído em 2019. Coordenadora do Programa de Estudos de Gênero, Geração e Etnia: demandas sociais e políticas públicas - PEGGE/SR3/FSS/UERJ. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Mercado de trabalho e políticas públicas de gênero e etnia: buscando um diálogo no campo dos direitos humanos. Coordenadora do Projeto de Extensão Educação e direitos humanos em gênero e etnia

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Publiée

2022-04-01