REFLEXÕES SOBRE A TEORIA DO RECONHECIMENTO DE AXEL HONNETH NA CONTEMPORANEIDADE

Auteurs

  • Dimas Pereira Duarte Júnior Universidade Tiradentes (UNIT/SE)
  • Clara Cardoso Machado Jaborandy Universidade Tiradentes (UNIT/SE)
  • Belmiro Cavalcante de Albuquerque Filho Universidade Tiradentes (UNIT/SE)

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/conflu.v24i2.55041

Résumé

O presente artigo tem como objetivo principal analisar a obra e a trajetória de Axel Honneth, especialmente no que refere ao seu estudo acerca da Teoria do Reconhecimento, baseada nos escritos de Hegel, quando jovem, bem como suas reflexões quanto à Teoria Crítica da Escola de Frankfurt a fim de se demonstrar sua contribuição para a construção de uma concepção emancipatória de Direitos Humanos na contemporaneidade. A questão que se pretende enfrentar é: Honneth trata de ideias atuais que refletem diretamente no indivíduo e no coletivo, nesse sentido, seria possível pensar em uma concepção emancipatória de Direitos Humanos a partir de sua teoria? A premissa da qual se parte é que, ao abordar sobre o reconhecimento, Honneth fala de temas como subjetividade e intersubjetividade, dinâmicas sociais, dignidade, respeito e as relações de reconhecimento, que são: o Amor, o direito e a solidariedade. Tudo isso sem deixar de lado o enfrentamento de suas violações, elaborando, assim, uma verdadeira gramática moral dos conflitos sociais, resultando numa Teoria Social em eterna construção, verdadeiro legado para as demais gerações. A pesquisa é descritiva com abordagem de natureza qualitativa através dos procedimentos de análise de bibliografia primária e secundária.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Dimas Pereira Duarte Júnior, Universidade Tiradentes (UNIT/SE)

Doutor em Ciências Sociais: Relações Internacionais pela PUC/SP. Mestre em Filosofia Política pela UFG. Graduado em Direito pela PUC-GO. Professor de Direito Internacional e Direitos Humanos. Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos (ME/DO) da Universidade Tiradentes (UNIT/SE).

Clara Cardoso Machado Jaborandy, Universidade Tiradentes (UNIT/SE)

Doutora e Mestre em Direito pela UFBA. Professora do Programa de Pós-graduação em Direito da UNIT. Advogada e coordenadora do grupo de pesquisa "Direitos e Evolução social", presente no diretório do CNPQ.

Belmiro Cavalcante de Albuquerque Filho, Universidade Tiradentes (UNIT/SE)

Mestre pelo Programa Interinstitucional em Direitos Humanos (PPGD/UNIT/SE) em parceria UNIT/AL. Advogado. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pelo Centro Universitário CESMAC.

##submission.downloads##

Publiée

2022-08-01