“CADÊ OS YANOMAMI?”:

o garimpo ilegal, a (in)atuação estatal e a violação dos Direitos Humanos

Auteurs

  • Lara Costa Barroso Andrade de Oliveira Universidade Tiradentes
  • Nayana Viana Dantas Universidade Tiradentes
  • Gabriela Maia Rebouças Universidade Tiradentes

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/conflu.v26i1.58580

Résumé

O desaparecimento de uma comunidade Yanomami e a intensificação do garimpo ilegal em terras indígenas foram os fatos que motivaram a realização dessa pesquisa. O objetivo desse artigo é estudar a relação entre a possível inércia do Estado brasileiro diante da prática reiterada desse crime e da violação dos Direitos Humanos dos povos originários. Para esse fim, foi realizada uma breve pesquisa sobre a terra indígena Yanomami, sua localização e a população que a compõe. Além disso, foi feito um levantamento das recentes atitudes estatais perante a atividade ilegal do garimpo na região, com o intuito de analisar a relação entre a invisibilidade dos povos indígenas e a (in)efetivadade dos seus direitos. Essa pesquisa qualitativa exploratória e explicativa, de abordagem indutiva, utilizou-se de procedimentos de revisão bibliográfica e documental. Em conclusão, foi apontada a tentativa de silenciar as vozes dos povos originários já que a escuta das suas demandas mínimas de existência não é ativa. Os motivos para esse silenciamento residem na herança estrutural da colonialidade do saber e do poder.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Lara Costa Barroso Andrade de Oliveira, Universidade Tiradentes

Advogada. Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes de Sergipe (Unit/SE), bolsista CAPES/PROSUP, pós-graduanda em Antropologia Cultural e Social pela FOCUS, e-mail: lcbaoliveira@gmail.com.

Nayana Viana Dantas, Universidade Tiradentes

Geóloga pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes (Unit-SE). Bolsista CAPES/PROSUP. Graduanda em Direito pela Faculdade Estácio de Sá (FASE-SE). E-mail: nvdantas@hotmail.com. 

Gabriela Maia Rebouças, Universidade Tiradentes

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estágio Pós-doutoral com bolsa CAPES no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal). Docente do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes –Sergipe (UNIT/SE)e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas da da Universidade Tiradentes –Alagoas(UNIT/AL). Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP/SE). Líder do grupo de pesquisa “Acesso à justiça, direitos humanos e resolução de conflitos”(DGP/CNPq). Aracaju (SE), Brasil. E-mail: gabriela_maia@unit.br.    

##submission.downloads##

Publiée

2024-04-02