ESTRUTURAÇÃO DO CAMPO CIENTÍFICO BRASILEIRO, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE PIERRE BOURDIEU

Auteurs

  • Arleson Eduardo Monte Palma Lopes Universidade Federal do Pará - UFPA
  • Oriana Trindade de Almeida Universidade Federal do Pará

DOI :

https://doi.org/10.22409/conflu.v26i2.59485

Résumé

O processo de colonização do Brasil trouxe uma série de imbricações estruturais históricas, que resultaram em desigualdades sociais e econômicas entre as regiões brasileiras, ocorrendo o mesmo nas bases técnico-científicas do país, consequentemente se tem uma estrutura científica concentrada em determinadas partes do território nacional. O objetivo deste texto é discutir acerca das relações de poder e das estruturas de funcionamento do campo científico brasileiro, tendo como base epistemológica a perspectiva de Pierre Bourdieu. Quanto aos caminhos metodológicos, foram adotadas as pesquisas descritiva e exploratória, com procedimentos técnicos de pesquisas bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. A base técnico-científica brasileira também revela desigualdades em aspectos econômicos, pois 70,76% dos investimentos feitos pela Capes em bolsas de pesquisa e de fomento entre 2012 e 2021 se concentram nas regiões Sul e Sudeste do país. Portanto, o desafio do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) do Brasil é de superar a ausência de políticas públicas, que integrem os agentes do SNCTI brasileiro aos estados do país, para que estes elaborem políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) mais inclusivas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Arleson Eduardo Monte Palma Lopes, Universidade Federal do Pará - UFPA

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Mestre em Economia Aplicada - UFPA (2021), possui MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão Pública pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI (2020), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade da Região Serrana - Farese (2020), Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação - UFPA (2018), Bacharelado em Administração - UFPA (2016).

  • Oriana Trindade de Almeida, Universidade Federal do Pará

    Possui doutorado em Ciências Socioambientais - Imperial College - University of London (2004) e pós-doutorado na Columbia University (1999) & Lancaster University (2016). Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (1993) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba (1987). Atualmente é professora  do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pertecente ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará. 

Téléchargements

Publiée

2024-11-29

Comment citer

ESTRUTURAÇÃO DO CAMPO CIENTÍFICO BRASILEIRO, A PARTIR DA PERSPECTIVA DE PIERRE BOURDIEU . Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 258–278, 2024. DOI: 10.22409/conflu.v26i2.59485. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/59485. Acesso em: 7 déc. 2025.