ROSA LUXEMBURGO, NOSSA CONTEMPORÂNEA

Auteurs

  • Antonio Mota Filho Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

DOI :

https://doi.org/10.22409/7wh2fb18

Résumé

O artigo analisa as principais contribuições de Rosa Luxemburgo ao pensamento econômico marxista, a partir de três obras fundamentais: O desenvolvimento industrial da Polônia (tese de doutorado), Introdução à economia política e A acumulação do capital. Ao longo dessas obras, Luxemburgo elabora uma crítica original às limitações internas do capitalismo e à sua necessidade permanente de expansão, destacando o papel da violência, do imperialismo e das relações com as economias não capitalistas na dinâmica da acumulação. A autora antecipa reflexões sobre as contradições estruturais da globalização capitalista que permanecem atuais. Na parte final do artigo, argumenta-se que essas formulações de Luxemburgo oferecem chaves interpretativas relevantes para a compreensão das tendências recentes do capitalismo brasileiro, marcado por processos de financeirização, destruição de formas sociais não capitalistas e aprofundamento da dependência externa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Antonio Mota Filho, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

    Professor do departamento de relações internacionais da Universidade Federal de São Paulo. É doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Campinas e realizou um período de estágio na École des hautes études en sciences sociales (EHESS) sob a supervisão de Michael Löwy. Recentemente concluiu pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros, onde estudou a obra do economista brasileiro Celso Furtado durante a redemocratização. Realizou parte da sua pesquisa de pós-doutorado na EHESS. Seus trabalhos tratam de economia política internacional, história econômica contemporânea e história do pensamento econômico.

Téléchargements

Publiée

2025-10-03

Comment citer

ROSA LUXEMBURGO, NOSSA CONTEMPORÂNEA. Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 71–91, 2025. DOI: 10.22409/7wh2fb18. Disponível em: https://periodicos.uff.br/confluencias/article/view/68355. Acesso em: 5 déc. 2025.