Interdisciplinaridade e o terreno científico do conhecimento e da prática profissional
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu13i1.p169Palavras-chave:
interdisciplinaridade – construção do conhecimento – prática profissionalResumo
A reflexão epistemológica sobre a categoria interdisciplinaridade no terreno científicodas chamadas ciências sociais e sua articulação com o conhecimento produzido a partir da prática cotidiana dos sujeitos é o cerne desse texto. O presente estudo divide-se em duas partes principais. Na primeira parte discute-se a premissa de que o conhecimento é construído socialmente. Nesse sentido, o interdisciplinar enquanto categoria teórico-metodológica apresenta-se como uma estratégia de pensar a realidade como um processo que leva em consideração a construção do saber. A segunda parte trata da relação da pesquisa com a prática social, tendo a interdisciplinaridade como mediação entre as demandas concretas da dinâmica da realidade e a construção de conhecimento no contexto acadêmico e profissional .
Downloads
Referências
Cortez Editora.
FAZENDA, I. (1998) A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores IN:
FAZENDA, I (ORG.). Didática e interdisciplinaridade – Campinas, SP: Papirus – (Coleção
Práxis)
FAZENDA, I. (2008) Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 15 ed. SP; Papirus.
JAEGER,W. (1986) Paideia. The Ideals of Greek Culture Volume I: Archaic Greece:
The Mind of Athens. Oxford University Press, UK.
JAPIASSU, H.( 1976) . Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago
KOSIK, K. (1995) Dialética do concreto. São Paulo: Paz e Terra.
MINAYO, M.C.( 2010) Disciplinaridade, interdisiciplinaridade e complexidade. Revista
Emanacipação. V. 10(2), Ed. UEPG, Ponta Grossa/PR,
MORIN, E. (2003) A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento.
BACCI, D. de La PATACA, E. 2008 Educação para a água. Estudos Avançados 22(63),
São Paulo
BOURGUIGNON, J. (org). (2009) Pesquisa Social: reflexões teóricas e metodológicas.
Ponta Grossa: Toda Palavra Editora,
................................................. (2008) A Particularidade Histórica da Pesquisa no Serviço
Social. São Paulo/Ponta Grossa: Veras Editora/Editora UEPG,
------------------------------------(2006) O processo da pesquisa e suas implicações teóricometodológicas.
Revista Emancipação. Editora UEPG.
CFESS, Conselho Federal de Serviço Social, 2010. Parâmetros para atuação de Assistentes
Sociais na Política de Assistência Social. Série Trabalho e Projeto Profissional nas Políticas
Sociais. Brasília,
DEMO, P. (1999) Pesquisa: princípio científico e educativo. 6ª ed. São Paulo: Cotez
Editora,
--------------(1997) Pesquisa e Construção de Conhecimento:metodologia científica no
caminho de Habermas, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,
DESCARTES, R. Discurso do método. Versão digitalizada. Traduzida por Guinsburg, J. e
Prado Jr, B. http://www.consciencia.org/o-discurso-do-metodo-rene-descartes, acessada em
07.2012
FAZENDA, I. (org) (2001) Interdisciplinaridade: dicionário em construção. São Paulo: Tradução Eloá Jacobina. - 8a ed. -Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
MUNHOZ, D. e OLIVEIRA JUNIOR, (2009) R. Interdisicplinaridade e Pesquisa .
BOURGUIGNON, Jussara Ayres (org). Pesquisa Social: reflexões teóricas e metodológicas.
Ponta Grossa: Toda Palavra Editora,
MUNHOZ., D. (1996) Trabalho Interdisciplinar: realidade e utopia. Revista Serviço Social e
Sociedade, ano XVII, São paulo: Cortez Editora, .
WEBER, M. (1998) A ’Objetividade’ do conhecimento na Ciência Social e na Ciência
Política. In OLIVEIRA, P. de S (org.). Metodologia das Ciências Humanas. 2ª.ed.. Editora
Unesp –Hucitec,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.