ENTREVISTA COM A PROFESSORA HILDETE PEREIRA DE MELO HERMES DE ARAÚJO
DOI:
https://doi.org/10.22409/conflu.v24i2.55470Resumo
Nesta edição, a Confluências: Revista Interdisciplinar em Sociologia e Direito apresenta entrevista inédita com a Professora Doutora Hildete Pereira de Melo Hermes de Araújo, realizada por videochamada em 15 de julho de 2022. A entrevistada é professora da Universidade Federal Fluminense desde 1973 e integra o Departamento de Economia, atuando junto ao seu Programa de Pós-Graduação. Considerada uma importante referência da economia feminista no Brasil, a professora se dedica, dentre outras áreas de estudo, à pesquisa sobre divisão sexual do trabalho, história econômica brasileira e economia de cuidados. Além de sua grande contribuição como pesquisadora e professora, Hildete Pereira de Melo também se destaca por sua militância política, destacadamente no movimento feminista, tendo atuado como gestora pública da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República nos períodos de 2009/2010 e de 2012/2014.
As perguntas foram elaboradas e direcionadas à Hildete por Shirley Andrade, professora da Universidade Federal de Sergipe e pós doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense (PPGSD/UFF); por Anna Cunha Carolina Pinto, doutoranda e mestra em Ciências Jurídicas e Sociais pelo PPGSD/UFF; e por Dieric Guimarães Cavalcante, mestrando em Ciências Jurídicas e Sociais pelo PPGSD/UFF.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Hildete Pereira de Melo Hermes de Araújo, Shirley Silveira Andrade, Anna Carolina Cunha Pinto, Dieric Guimarães Cavalcante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Possuem permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.