O livro como produto midiático e os estudos de recepção

Autores

  • Isabel Travancas UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i26.245

Palavras-chave:

livro, recepção, adolescentes

Resumo

Este artigo procura discutir o lugar do livro no contexto midiático e as perspectivas de compreensão dos textos literários a partir de diferentes estudos de recepção. Partindo da Escola de Constança e de sua estética da recepção, levando em conta a visão de Iser sobre o papel do leitor e a discussão realizada por Eco sobre o leitor modelo, chega-se ás pesquisas sobre recepção de produtos midiáticos e á escassez de trabalhos que investiguem o universo do livro e da leitura na sociedade brasileira. Este texto é parte inicial de uma pesquisa mais ampla, de base antropológica, sobre a experiência da leitura entre adolescentes da zona sul e da periferia da cidade do Rio de Janeiro no início do século XXI.

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Biografia do Autor

Isabel Travancas, UFRJ

Formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1985). Fez mestrado em Antropologia Social no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Literatura Comparada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998). Fez pós doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da UFRJ(2004). Foi pesquisadora visitante da Fundação Casa de Rui Barbosa(2006-2008). É professora adjunta da Escola de Comunicação da UFRJ, onde leciona disciplinas da área de Produção Editorial. Desenvolve pesquisas sobre imprensa e literatura, sempre na interface comunicação-antropologia. É autora dos livros: "O mundo dos jornalistas"(Summus Editorial, 1993); "O livro no jornal" (Ateliê Editorial,2001); "Juventude e televisão"(FGV,2007)´. É organizadora dos livros "Antropologia e Comunicação"(Garamond,2003) com Patrícia Farias e de "Novas Seletas- Lima Barreto"(Nova Fronteira, 2004).

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Publicado

2013-04-25

Edição

Seção

Artigos