Propondo princípios orientadores à produção decolonial de videogames diversos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v40i3.50212

Palavras-chave:

Videogames, Diversidade, Decolonialidade, Opressão, Autoria

Resumo

Com o objetivo de propor princípios orientadores à futura criação de uma metodologia decolonial para a produção de videogames diversos, no presente artigo se apresenta um olhar rápido sobre o cenário desenvolvedor independente brasileiro, refletindo criticamente quanto à respectiva postura que foge dos paradigmas impostos pela indústria de massa. Partindo da fundamentação com base em autores críticos do campo de jogos, bem como do pensamento decolonial, foi feita uma análise descritiva de projetos que podem se caracterizar na definição proposta de videogames diversos para que, por fim, se pudesse propor os referidos princípios orientadores.

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Biografia do Autor

Julia Stateri, Pesquisadora Independente

Realizou a pesquisa em nível de pós-doutoramento "Apropriar para democratizar: usando os princípios do design na criação de videogames narrativos anti-opressão" pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC de São Paulo (TIDD PUC-SP). Doutora em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNICAMP, mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e bacharel em Design Gráfico pelo Senac, foi coordenadora dos cursos de pós-graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, Design Gráfico, Marketing Digital e E-commerce e Docência no Ensino Superior do Senac de Campinas. Fundadora da produtora cultural Oficina Lúdica, dedica-se à realização de projetos lúdico-culturais por iniciativa privada ou leis de incentivo.

Jaderson Souza, Programa de Pós-graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Doutorando em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades pela Universidade de São Paulo. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Possui pós-graduação em Produção e Programação de Games pelo SENAC-SP e graduações em Marketing (SENAC) e Tecnologia e Processamento de Dados (FIAP). Foi sócio fundador e presidente da Ong Jogos pela Educação. Atualmente, desenvolve atividades sócio-educativas e games voltados ao fomento cultural através da empresa Game e Arte.

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Publicado

2021-12-30