CONSUMO SIMBÓLICO DA ESFERA PRODUTIVA DAS MERCADORIAS: Significações de tradição, de memória e de história social
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i20.9Keywords:
Publicidade. Consumo. Marcas.Abstract
O artigo trata das estratégias da publicidade contemporânea nas representações do mundo do trabalho e da esfera produtiva das mercadorias, como elementos de construção do universo simbólico das marcas. A partir da análise de três comerciais, das marcas Bauducco, Mitsubishi e Johnnie Walker, veiculados recentemente na televisão brasileira, refletimos sobre os processos de mitificação, os apagamentos, as ressemantizações de signos relacionados à produção para compor a visibilidade do trabalho pela lógica do consumo. A metodologia de análise do ethos discursivo organiza a leitura dos filmes publicitários que compõem o estudo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-11-04
Issue
Section
Ensaios Temáticos
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.