Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.28090Keywords:
City, Music Video, Madonna, Postmodernity.Abstract
A linguagem dos videoclipes apresenta características fortemente associadasà pós-modernidade, sobretudo por adensar jogos de imagem e contribuir para adesconstrução de hierarquias simbólicas. A carreira de Madonna no transcurso dosanos 1980 e 1990 serve de arquétipo para entendimento da arte pós-moderna,principalmente porque seus videoclipes imprimem a estética contemporânea emcenas urbanas, recrutadas como ambiência para sua arte. Interessa-nos, portanto,compreender a forma como sua obra coopera para a construção de simulacrosurbanos no referido período, traduzindo a construção sígnica da pós-modernidade.Downloads
References
Baudrillard, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.
Bauman, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
Connor, Steven. Cultura pós-moderna: introdução às teorias do contemporâneo. São Paulo: Loyola, 1992.
Featherstone, Mike. O desmanche da cultura: globalização, pós-modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel, 1997.
Ferrara, Lucrécia D’Aléssio. Cidade e imagem: entre aparências, dissimulações e virtualidades. Revista Fronteiras – estudos midiáticos, Vol. VI, 2004. pp. 21-32. [Consult. a 29/07/2018] Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/6575
Guilbert, Georges-Claude. Madonna as postmodern Myth. London: McFarland. 2002.
Harvey, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2005.
Jameson, Fredric. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização, Petrópolis: Vozes, 2001.
______. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.
Jaques, Paola Barenstein. Patrimônio cultural urbano: espetáculo contemporâneo? Revista de Urbanismo e Arquitetura - RUA, Vol. 6, 2003. pp. 32-39. [Consult. a 30/07/2018] Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/rua/article/view/3229
Kaplan, Ann. Rocking around the clock: music television, postmodernism and consumer culture. London: Routledge, 1987.
Kellner, Douglas. A cultura da mídia – Estudos Culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.
Kleinman, Daniel (Diretor). (1985). The Virgin Tour [DVD]. New York: Sire-Warner.
Mccracken, Grant. Cultura e consumo: uma explicação teórica da estrutura e do movimento do significado cultural dos bens de consumo, RAE-Clássicos, Vol. 1, 2007. pp. 99-115. [Consult. a 31/07/2018] Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v47n1/a14v47n1.pdf
Miklitsch, Robert. From Hegel to Madonna: towards a general economy of “commodity fetishism”. New York: State University of New York Press, 1998.
Morin, Edgar. As estrelas: mitos e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989
Morton, Melanie. Don’t go for second sex, baby! in: Schwichtenberg, Cathy (org.), Madonna connection: representational politics, subcultural identities, and cultural theory. Colorado: Westview Press, 1993. pp. 213-235.
O’Brien, Lucy. Madonna como um ícone – a biografia definitiva em comemoração aos seus 50 anos. Montijo: Humanity’s Friends Books, 2007.
Sennett, Richard. A corrosão do caráter. Rio de Janeiro: Editora Record, 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The authors retain copyright and grant the journal the right to publish their work for the first time under the Creative Commons licence, which allows the exchange of academic work and recognition of authorship in the journal.