Simulacros urbanos e Madonna: a ambientação pós-moderna dos videoclipes
DOI:
https://doi.org/10.22409/contracampo.v38i1.28090Palabras clave:
City, Music Video, Madonna, Postmodernity.Resumen
A linguagem dos videoclipes apresenta características fortemente associadasà pós-modernidade, sobretudo por adensar jogos de imagem e contribuir para adesconstrução de hierarquias simbólicas. A carreira de Madonna no transcurso dosanos 1980 e 1990 serve de arquétipo para entendimento da arte pós-moderna,principalmente porque seus videoclipes imprimem a estética contemporânea emcenas urbanas, recrutadas como ambiência para sua arte. Interessa-nos, portanto,compreender a forma como sua obra coopera para a construção de simulacrosurbanos no referido período, traduzindo a construção sígnica da pós-modernidade.Descargas
Citas
Baudrillard, Jean. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d’Água, 1991.
Bauman, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
Connor, Steven. Cultura pós-moderna: introdução às teorias do contemporâneo. São Paulo: Loyola, 1992.
Featherstone, Mike. O desmanche da cultura: globalização, pós-modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel, 1997.
Ferrara, Lucrécia D’Aléssio. Cidade e imagem: entre aparências, dissimulações e virtualidades. Revista Fronteiras – estudos midiáticos, Vol. VI, 2004. pp. 21-32. [Consult. a 29/07/2018] Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/6575
Guilbert, Georges-Claude. Madonna as postmodern Myth. London: McFarland. 2002.
Harvey, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2005.
Jameson, Fredric. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização, Petrópolis: Vozes, 2001.
______. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.
Jaques, Paola Barenstein. Patrimônio cultural urbano: espetáculo contemporâneo? Revista de Urbanismo e Arquitetura - RUA, Vol. 6, 2003. pp. 32-39. [Consult. a 30/07/2018] Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/rua/article/view/3229
Kaplan, Ann. Rocking around the clock: music television, postmodernism and consumer culture. London: Routledge, 1987.
Kellner, Douglas. A cultura da mídia – Estudos Culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.
Kleinman, Daniel (Diretor). (1985). The Virgin Tour [DVD]. New York: Sire-Warner.
Mccracken, Grant. Cultura e consumo: uma explicação teórica da estrutura e do movimento do significado cultural dos bens de consumo, RAE-Clássicos, Vol. 1, 2007. pp. 99-115. [Consult. a 31/07/2018] Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v47n1/a14v47n1.pdf
Miklitsch, Robert. From Hegel to Madonna: towards a general economy of “commodity fetishism”. New York: State University of New York Press, 1998.
Morin, Edgar. As estrelas: mitos e sedução no cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989
Morton, Melanie. Don’t go for second sex, baby! in: Schwichtenberg, Cathy (org.), Madonna connection: representational politics, subcultural identities, and cultural theory. Colorado: Westview Press, 1993. pp. 213-235.
O’Brien, Lucy. Madonna como um ícone – a biografia definitiva em comemoração aos seus 50 anos. Montijo: Humanity’s Friends Books, 2007.
Sennett, Richard. A corrosão do caráter. Rio de Janeiro: Editora Record, 2005.
##submission.downloads##
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicar o seu trabalho pela primeira vez sob a licença Creative Commons (CC-BY), que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista.