Female bodies as an object of abjection and torture in the Brazilian civil-military dictatorship

Authors

  • Flaviana de Freitas Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) https://orcid.org/0000-0003-3714-5820
  • Pedro Angelo Pagni Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) https://orcid.org/0000-0001-7505-4896
  • Ana Maria Klein Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) https://orcid.org/0000-0002-0004-1908
  • Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v41i3.52794

Keywords:

Dictatorship, Female bodies, Torture, Sexopolitics

Abstract

Brazil has frequent cases of gender violence, which reveal historically unequal and asymmetrical power relations between men and women. The final report of the National Truth Commission reveals that women victims of the 1964 civil-military dictatorship received specific tortures, focused on gender violence and misogyny. Thus, this work aims to analyze how torture was linked to gender performativities and to the binary sexual divisions “man-rational” versus “woman-emotional”, as proposed by Butler (2017). In order to do so, a vision of what would be the dictatorship is built within the biopolitics and sexpolitics of the 20th century and how the militant female bodies were the object of contempt by the repressive apparatus.

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Author Biographies

Flaviana de Freitas Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Professora substituta no Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Possui graduação em Comunicação Social-Jornalismo (Unesp) e em Direito (FIJ), e mestrado em Ensino e Processos Formativos (Unesp). É doutoranda em Educação na Unesp de Marília, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Pedro Angelo Pagni, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Professora substituta no Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Possui graduação em Comunicação Social-Jornalismo (Unesp) e em Direito (FIJ), e mestrado em Ensino e Processos Formativos (Unesp). É doutoranda em Educação na Unesp de Marília, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Ana Maria Klein, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Professora assistente doutora no Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Assessora no gabinete da Vice-Reitoria da UNESP, junto à Coordenação de Educação para Diversidade e Equidade. Possui graduação em Pedagogia e em Ciências Sociais (USP), mestrado e doutorado em Educação (USP).

Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Professora assistente doutora no Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Possui graduação em Pedagogia (Unesp), mestrado em Educação (Unesp), doutorado em Sociologia (USP) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Minho-Braga, em Portugal, e pela Universidade de Valência, na Espanha, além de livre-docência em Sociologia (Unesp).

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Published

2022-12-29