Uma espada de dois gumes: abordagens conceituais da participação no movimento antidemocrático após as eleições presidenciais brasileiras de 2022

Authors

  • Raquel Evangelista UERJ
  • Flaviano Quaresma UERJ e UCP

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v43i2.59707

Keywords:

participação, democracia, golpe de 8 de janeiro, tweets, livro de código

Abstract

This article proposes a theoretical reflection on the limits of the concept of participation and its eventual political instrumentalization in a democratic environment. The thoughts of Arnstein (1969); Carpentier (2011); Sharp (2017) and Melo et al. (2019) form the basis of the literature review. In addition, a descriptive case study was conducted, whose object of study is the participation of people on Twitter in the actions of denouncing the coup attempt on January 8th in Brasília. While the results of the literature review point out that the variety of historical, social and political conjunctures is an obstacle to a unique understanding of participation and its relationship with the media; the case study suggests that the participation of Brazilian citizens on Twitter is complex, presenting traits of interaction, power sharing and negative participation.

Author Biographies

Raquel Evangelista, UERJ

Doctor in Communication Sciences, journalist and permanent collaborating professor at PPGCOM-UERJ and adjunct professor at the Universidade Católica de Petrópolis, where she coordinates the Communication, Consumption and Subjectivities Research Group and the Teoria Explica a Vida extension project. She is affiliated with INEP as an evaluator of higher education courses and an ENADE item developer. She has professional experience as a reporter and news editor in the culture area and as a communication coordinator in 3rd sector entities based in the European Union.

Flaviano Quaresma, UERJ e UCP

É doutorando em Saúde Coletiva, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Possui Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pelo POSMEX, da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2009) e graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2003). Seus estudos estão concentrados na área de Comunicação, com ênfase em Fotografia Publicitária, Fotojornalismo, Fotografia Documental na perspectiva dos Estudos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e cultura, tecnologias de imagem, poéticas enunciativas, imagem publicitária complexa, dialogismos imagéticos e imagens líquidas. Tem especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e de Saúde (COC/Fiocruz-RJ), foi jornalista da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), onde atuou com Jornalismo e Fotojornalismo Institucional na área da Saúde Coletiva. Foi coordenador de comunicação do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Foi professor substituto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), entre outubro de 2012 e fevereiro de 2014, no curso de Jornalismo, onde ministrou aulas nas disciplinas Introdução à Fotografia, Fotojornalismo e Jornalismo Impresso I, e coordenou o Laboratório de Fotojornalismo Institucional. É editor geral da revista online Leia Moda. É professor na Escola de Comunicação e Design Digital (ECDD-Infnet), onde ministrou aulas de Teoria da Comunicação, Comunicação I e II, Mídias Digitais II, ministra aulas de Projeto de Fotografia Publicitária, Fundamentos de Fotografia Documental e Criação de documentações fotográficas Técnico-científicas. É Professor Responsável do Bloco de Produção de Fotografia Publicitária e foi coordenador assistente de graduação do curso de Publicidade e Propaganda da ECDD-Infnet. É professor de Fotografia, Fotografia Publicitária e Fotojornalismo no Centro Universitário Carioca (Unicarioca). É integrante do grupo "Estudos Avançados em Fotografia", do Centro Universitário Carioca, no qual coordena a linha de pesquisa ?Imagem, Poéticas Enunciativas e Publicidade?. É professor na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). É professor de Fotografia Publicitária da Universidade La Salle. É autor do livro Representações Líquidas, publicado pela Editora Appris em 2017.

References

ABBOTT, Andrew. Methods of Discovery – Heuristic for the Social Sciences. ‎ Nova York: W. W. Norton & Company, 2004.

ALMOND, Gabriel, VERBA, Sidney. The civic culture. Boston: Little, Brown and Company, 1965.

ARNSTEIN, Sherry. A Ladder of Citizen Participation. Journal of the American Institute of Planners. J. Am. Inst. Plann, v. 35, p. 37-41, 1995.

BATISTA, Ariel. O revisionismo utilizado como política de governo pelo bolsonarismo. Cadernos de Pesquisa do CDHIS, v. 34, n.2, p. 128-155, jul./dez.2021.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 01 ago.2023.

CARPENTIER, Nico; MELO, Ana Duarte; RIBEIRO, Fábio. Resgatar a participação: para uma crítica sobre o lado oculto do conceito. Comunicação e sociedade, n. 36, p. 17-35, out/dez. 2019.

CARPENTIER, Nico. Além da escada da participação: Ferramentas analíticas para a análise crítica dos processos midiáticos participativos. Mídia e Cotidiano, Revista do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, v. 12, n. 3, p. 245-274, out/dez. 2018

CORNWALL, Andrea. Buzzwords and fuzzwords: deconstructing development discourse. Development in Practice, v. 17, n. 4-5, p. 471-484, 2007.

DAHL, Robert. A Democracia Madisoniana. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1989

FOUCAULT, Michel. Discipline and Punish: The Birth of the Prison. London and New York. 1991.

GELBER, Katharine. Differentiating hate speech: a systemic discrimination approach. Critical Review of International Social and Political Philosophy, v.24, n.4, p. 1-22, 2019.

ILANY TZUR, Naama; ZALMANSON, Lior; OESTREICHER-SINGER, Gal. The Dark Side of User Participation-The Effect of Calls to Action on Trust and Information Revelation, 10 set.2021. Disponível em https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=2814903. Acesso em: 01 ago. 2023.

HUESCA, Robert. Tracing the history of participatory communication approaches to development: A critical appraisal. Communication for Development and Social Change, v. 180, 2008.

HYMAN, Louis; TOHILL, Joseph (Ed.). Shopping for change: consumer activism and the possibilities of purchasing power. Cornell University Press, 2017.

QUANDT, Thorsten; KLAPPROTH, Johanna; FRISCHLICH, Lena. Dark social media participation and well-being. Current Opinion in Psychology, v. 45, p. 101-1026, 2022.

LYCARIÃO, Diogenes; SAMPAIO, Rafael Cardoso. Análise de Conteúdo Categorial: manual de aplicação. Coleção Metodologias de Pesquisa. Brasília: Enap, 2021.

LUTZ, Christoph; HOFFMANN, Christian Pieter. The dark side of online participation: exploring non-, passive and negative participation. Information, Communication & Society, v. 20, n. 6, p. 876-897, 2017.

MARTINS, Sérgio. Desenvolvimento local: questões conceituais e metodológicas. Revista Internacional de Desenvolvimento Local, v. 3, n. 5, set. 2002.

PATEMAN, Carole. Participation and democratic theory. Cambridge University Press, 1970.

RECUERO, Raquel. Contribuições da Análise de Redes Sociais para o estudo das redes sociais na Internet: o caso da hashtag# Tamojuntodilma e# CalaabocaDilma. Revista Fronteiras, v. 16, n. 2, 2014.

RECUERO, Raquel. Introdução à análise de redes sociais online. Salvador: Repositorium UFBA, 2017.

SHARP, L., & Connelly, S. (2018). Theorising participation: pulling down the ladder. Planning in the UK, p. 33-63. Routledge.

SPONHOLZ, Liriam. O papel dos discursos de ódio (online) na ascensão da extrema direita: um aporte teórico. Confluências| Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, v. 22, n. 3, p. 220-243, 2020.

TUFEKCI, Zeynep. Twitter and tear gas: The power and fragility of networked protest. Yale University Press, 2017.

WELDON, Steven; DALTON, Russell. Democratic structures and democratic participation: the limits of consensualism theory. Elections and Democracy: Representation and Accountability. Oxfod: Oxford University Press. p. 113-131, 2014.

Published

2024-08-30