Platinar jogos

um projeto enunciativo psicopolítico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v40i2.50480

Palabras clave:

Jogos Digitais, Semiótica Tensiva, Flow, Projeto Enunciativo, Psicopolítica

Resumen

Este artigo, a partir de dois modelos teóricos – a psicologia do Flow, de Mihaly Csikszentmihalyi, e o da semiótica tensiva de Claude Zilberberg – busca analisar os valores e o projeto enunciativo da atividade do platinar – completar todos os desafios propostos pela equipe desenvolvedora de um jogo. Em seguida procura compreender como a busca por tal estratégia, de forte cunho psicopolítico, interfere no projeto enunciativo do jogo em si, diminuindo o impacto e prejudicando o flow de tal proposta narrativa em nome de recompensas que se encontram fora do jogo, no espaço dos valores neoliberais do mundo digital.

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Biografía del autor/a

Leonardo Reitano, DL-FFLCH-Universidade de São Paulo

Mestre em Semiótica em Linguística Geral pela FFLCH-USP (2021) e Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pelo IA-UNESP (2012). Trabalha com as areas de discurso, tecnologia, narrativa e fantasia.

Citas

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Publicado

2021-09-01