Fenomenologia da representação nas histórias em quadrinhos, ou, como representar Um Pedaço de Madeira e Aço

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v41i2.52968

Resumen

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a representação nas histórias em quadrinhos a partir de uma perspectiva fenomenológica. Também se propõe a fornecer subsídios teóricos para aqueles pesquisadores que, interessados pelas histórias em quadrinhos, sua produção e recepção enquanto objetos de estudo, desejam examiná-las enquanto fenômeno estético-comunicacional, capaz de provocar, em seus leitores, o desejo de representar, junto à obra, aspectos da realidade empírica. Para tal, enumeramos alguns princípios norteadores para a análise a partir das teorias estéticas de caráter fenomenológico, sobretudo aquelas de Mikel Dufrenne (1973; 2015) e Wolfgang Iser (1978; 1989; 2000), e tomamos enquanto corpus empírico, a título de demonstração de nossa incursão teórica, a história em quadrinhos Um Pedaço de Madeira e Aço, de autoria do artista francês Christophe Chabouté.

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Biografía del autor/a

Danilo Andrade Bittencourt, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisador membro do grupo de pesquisa Narrativas Ficcionais em Design, Educação e Cultura Pop (Pop Cult), na Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

2022-08-31