Fenomenologia da representação nas histórias em quadrinhos, ou, como representar Um Pedaço de Madeira e Aço

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/contracampo.v41i2.52968

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a representação nas histórias em quadrinhos a partir de uma perspectiva fenomenológica. Também se propõe a fornecer subsídios teóricos para aqueles pesquisadores que, interessados pelas histórias em quadrinhos, sua produção e recepção enquanto objetos de estudo, desejam examiná-las enquanto fenômeno estético-comunicacional, capaz de provocar, em seus leitores, o desejo de representar, junto à obra, aspectos da realidade empírica. Para tal, enumeramos alguns princípios norteadores para a análise a partir das teorias estéticas de caráter fenomenológico, sobretudo aquelas de Mikel Dufrenne (1973; 2015) e Wolfgang Iser (1978; 1989; 2000), e tomamos enquanto corpus empírico, a título de demonstração de nossa incursão teórica, a história em quadrinhos Um Pedaço de Madeira e Aço, de autoria do artista francês Christophe Chabouté.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Andrade Bittencourt, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Pesquisador membro do grupo de pesquisa Narrativas Ficcionais em Design, Educação e Cultura Pop (Pop Cult), na Universidade do Estado da Bahia.

Referências

AYAKA, Carolene.; HAGUE, Ian. (org.). Representing multiculturalism in comics and graphic novels. 1. ed. New York: Routledge, 2015. 304 p.

AUTOR, ano.

BANDI, Fabrizia. The potentiality of imagination in Mikel Dufrenne’s philosophy. Lebenswelt: Aesthetics and Philosophy of Experience, Milano, n. 12, p. 55-64. 2018.

BARBIERI, Daniele. Semiotica del fumetto. 1. ed. Roma: Carocci, 2017. 143 p.

______________. I linguaggi del fumetto. 2. ed. Firenze: Bonpiani, 2018. 320 p.

BARTHES, Roland. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: Análise estrutural da narrativa. São Paulo: Vozes, 2013. 304 p.

BRAMLETT, Frank. Why there is no “language of comics”. In: The oxford handbook of comic book studies. New York: Oxford University Press, 2020.

BROUGH, John. Representation. In: H.R. Sepp, L. Embree (eds.). Handbook of phenomenological aesthetics. Contributions to Phenomenology, 2010.

_____________. Art and aesthetics. In: LUFT, S.; Overgaard, S. The routledge companion to phenomenology. London: Routledge, 2012.

CHABOUTÉ, Christophe. Um pedaço de madeira e aço. 1. ed. São Paulo: Pipoca e Nanquim, 2018. 340 p.

DUFRENNE, Mikel. The phenomenology of aesthetic experience. Evanston: Northwestern University Press, 1973. Translation: Edward S. Casey; Albert A. Anderson; Willis Domingo; Leon Jacobson.

_______________. Estética e filosofia. São Paulo: Perspectiva, 2015. Tradução: Roberto Figurelli.

FRESNAULT-DERUELLE, Pierre. Du linéaire au tabulaire. Communications, n. 24, 1976.

FREYTAG, Gustav. Freytag's Technique of the drama: an exposition of dramatic composition and art. Chicago: Scott, Foresman and Company, 1900. 395 p. Translation: Elias J. MacEwan.

GROENSTEEN, Thierry. O sistema dos quadrinhos. 1. ed. Marsupial, 2015. Tradução: Érico Assis.

HAGUE, Ian. Comics and the senses: a multisensory approach to comics and graphic novels. 1. ed. New York: Routledge, 2014.

HALLIWELL, Stephen. The aesthetics of mimesis: ancient texts and modern problems. Princeton: Princeton University Press, 2002.

ISER, Wolfgang. The act of reading: a theory of aesthetic response. London and Henley: The Johns Hopkins University Press, 1978.

____________. Prospecting: from reader response to literary anthropology. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1989.

____________. Do I write for an audience?. PMLA/Publications of the Modern Language Association of America. vol. 115, n. 3. p. 310-314. 2000.

ISHIGURO, Hidé. On representations. European Journal of Philosophy, 2: 2, p. 109-124. 1994.

KUKKONEN, Karin. Contemporary comics storytelling. Lincoln: University of Nebraska Press, 2013.

McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. 1. ed. São Paulo: M. Books, 2005. 266 p. Tradução: Helcio de Carvalho; Marisa do Nascimento Paro.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011. 662 p. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura.

MISSAGGIA, Juliana. A noção husserliana de mundo da vida (Lebenswelt): em defesa de sua unidade e coerência. Trans/Form/Ação, Marília, vol. 41, n. 1, p. 191-208, jan./mar. 2018.

PIZZINO, Christopher. On violation: comic books, delinquency, phenomenology. In: GIDDENS, T. (Ed.). . Critical Directions in Comics Studies. Jackson: University Press of Mississippi, 2020. p. 13–34.

SCHNEIDER, Greice. What happens when nothing happens: boredom and everyday life in contemporary comics. Leuven: Leuven University Press, 2016. 200 p.

SOKOLOWSKI, Robert. Introduction to phenomenology. Cambridge University Press, 2000.

Publicado

2022-08-31