Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-08-14. Leia a versão mais recente.

HOMESCHOOLING: CONSTITUCIONALIDADE E RISCOS.../HOMESCHOOLING: CONSTITUTIONALITY AND RISKS.../ HOMESCHOOLING: CONSTITUCIONALIDAD Y RIESGOS...

Autores

  • Valéria Silva Galdino Cardin Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR); Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI); Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Raíssa Arantes Tobbin Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v7i17.835

Palavras-chave:

Direito à Autonomia, Direito à Educação, Grupos Vulneráveis, COVID-19./Keywords, Right to Autonomy, Right to education, Vulnerable Groups, COVID-19./Palavras clave, Derecho a la autonomía, Derecho a la educación, Grupos vulnerables, COVID-19.

Resumo

HOMESCHOOLING: CONSTITUCIONALIDADE E RISCOS DA TENDÊNCIA A GRUPOS VULNERÁVEIS NO BRASIL EM TEMPOS DE COVID-19

Resumo: É grande no cenário político-social brasileiro a defesa da educação domiciliar, do inglês homeschooling, que questiona a educação escolar e reivindica o direito dos pais de educarem os filhos em casa. Entretanto, muitos ainda são os questionamentos acerca da aplicabilidade e da fiscalização deste sistema. Assim, objetivou-se analisar a constitucionalidade do homeschooling à luz da Constituição Federal de 1988 e examinar os eventuais riscos desta tendência a grupos vulneráveis. Mediante o método teórico, fundamentado em revisão bibliográfica de artigos, notícias, legislação, doutrina e jurisprudência, evidenciou-se a importância da escola enquanto ambiente social, público e propiciador de conhecimento formal e científico.

 

HOMESCHOOLING: CONSTITUTIONALITY AND RISKS OF THE TENDENCY TO VULNERABLE GROUPS IN BRAZIL IN TIMES OF COVID-19

Abstract: Is great in the brazilian social-political scenario the defense of the domestic education, from the english homeschooling, that question school education and claims the right of the parents to educate their children at home. However, there are still many questions about the applicability and the enforcement of this system. Thus, the objective of the work was to analyze the constitutionality of the homeschooling in the light of the Federal Constitution of 1988 and to examine the possible risks of this tendency towards vulnerable groups, especially in the COVID-19 pandemic times. Through the hypothetical-deductive method, based on a bibliographic review of articles, news, legislation, doctrine and jurisprudence, the research has shown the importance of the school as a social and public environment, that provides formal and scientific knowledge.

 

HOMESCHOOLING: CONSTITUCIONALIDAD Y RIESGOS DE LA TENDENCIA A LOS GRUPOS VULNERABLES EN EL BRASIL EN TIEMPOS DE COVID-19

Resumen: En el escenario sociopolítico brasileño, la defensa de la educación en el hogar, que cuestiona la educación escolar y reclama el derecho de los padres a educar a sus hijos en el hogar, es grande. Sin embargo, todavía hay muchas preguntas sobre la aplicabilidad y el cumplimiento de este sistema. Así pues, el objetivo era analizar la constitucionalidad de la educación en el hogar a la luz de la Constitución Federal de 1988 y examinar los posibles riesgos de esta tendencia para los grupos vulnerables. Mediante el método teórico, basado en la revisión bibliográfica de artículos, noticias, legislación, doctrina y jurisprudencia, se destacó la importancia de la escuela como entorno social, público y propicio del conocimiento formal y científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Silva Galdino Cardin, Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR); Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI); Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Pós-Doutora em Direito pela Universidade de Lisboa; Doutora e mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP); Docente da Universidade Estadual de Maringá e no Doutorado e Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR); Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI); Advogada no Paraná

Raíssa Arantes Tobbin, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MINAS)

Mestranda em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR); Graduada em Direito pela Universidade Paranaense (UNIPAR); Graduada em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Advogada no Paraná

Referências

ABREU, Mariza. Sobre educação domiciliar. Todos pela Educação. 22 out. 2018. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/Sobre-Educacao-Domiciliar. Acesso em: 8 jul. 2019.

ANDRADE, Édison Prado de. Educação Domiciliar: encontrando o Direito. Proposições, v. 28, n. 2, p. 172-192, maio/ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v28n2/0103-7307-pp-28-2-0172.pdf. Acesso em: 8 jul. 2019.

BASSETTE, Fernanda. Pais que preferem educar as crianças em casa defendem a prática, barrada pelo STF: 'Vamos continuar até se tornar lei'. BBC News Brasil, 12 nov. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45832118. Acesso em: 8 jul. 2019.

BIAL, Pedro. Conversa com Bial – Programa de terça-feira, 31/07/2018, na íntegra. Globoplay, 31 jul. 2018. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/6912786/. Acesso em: 17 jul. 2019.

BOSETTI, Lynn; VAN PELT, Deani. Provisions for Homeschooling in Canada: Parental Rights and the Role of the State. Proposições, v. 28, n. 2, p. 39-56, maio/ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8650304/16626. Acesso em: 8 jul. 2019.

BOTO, Carlota. ‘Homeschooling”: a prática de educar em casa. Jornal da USP, 16 mar. 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/homeschooling-a-pratica-de-educar-em-casa/. Acesso em: 8 jul. 2019.

BRASIL. Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Brasília, DF: Presidência da República, [2018]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm. Acesso em: 19 jul. 2019.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Boletim de Jurisprudência Internacional: Educação Domiciliar. mar. 2018. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/jurisprudenciaBoletim/anexo/BJI2HOMESCHOOLING.pdf. Acesso em: 8 jul. 2019.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 16 jul. 2019.

BREWER, T. Jameson; LUBIENSKI, Christopher. Homeschooling in the United States: Examining the Rationales for Individualizing Education. Proposições, v. 8, n. 2, maio/ago. 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v28n2/0103-7307-pp-28-2-0021.pdf. Acesso em: 8 jul. 2019.

CARDIN, Valéria Silva Galdino. Do planejamento familiar, da paternidade responsável e das políticas públicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO DE FAMÍLIA, 7., 2009, Belo Horizonte. Família e Responsabilidade. São Paulo: IOB Thompson, v. 1, p. 1-25, 2009. Disponível em: http://www.ibdfam.org.br/assets/upload/anais/223.pdf. Acesso em: 8 jul. 2019.

CLARKE, Robert. Alemanha removeu à força crianças de seus pais por causa de homeschooling. Gazeta do Povo, 16 jan. 2019. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/alemanha-removeu-a-forca-criancas-de-seus-pais-por-causa-de-homeschooling-8wpgnszyga3cha9q813qjagu2/. Acesso em: 8 jul. 2019.

CORRÊA, Alessandra. Educação domiciliar cresce nos EUA. BBC News Brasil, Nova Iorque, 4 nov. 2013. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/11/131031_educacao_domiciliar_eua_mdb_ac. Acesso em: 8 jul. 2019.

FREITAS, Ricardo Pacheco Mesquita de. A constitucionalidade da educação domiciliar no Brasil. Revista Justiça do Direito, v. 31, n. 1, p. 80-98, jan./abr. 2017. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rjd/article/view/6502/4168. Acesso em: 8 jul. 2019.

GAVIÃO, Juliane Soares Falcão. As crianças e suas memórias de infância: escola e homeschooling nas narrativas infantis. 2017. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5033848. Acesso em: 8 jul. 2019.

GREENWALT, Kyle. Faculty Viewpoint: Here’s How Homeschooling is Changing in America. Michigan State University, 22 fev. 2017. Disponível em: https://edwp.educ.msu.edu/new-educator/2017/faculty-viewpoint-heres-how-homeschooling-is-changing-in-america/. Acesso em: 8 jul. 2019.

ISSIMDAR, Mariam. Homeschooling in the UK increases 40% over three years. BBC News Brasil, 26 abr. 2018. Disponível em: https://www.bbc.com/news/uk-england-42624220. Acesso em: 8 jul. 2019.

KLOH, Fabiana Ferreira Pimentel. Os intelectuais da desescolarização: Ivan Illich e John Holt num diálogo político e pedagógico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 9., João Pessoa, 2017. Anais [...]. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2017. p. 2946-2956. Disponível em: https://docplayer.com.br/60794199-Os-intelectuais-da-desescolarizacao-ivan-illich-e-john-holt-num-dialogo-politico-e-pedagogico.html. Acesso em: 8 jul. 2019.

MERTEN, Luiz Carlos. Análise: 'Capitão Fantástico' é para os que ainda sonham com a revolução. Estadão, 22 dez. 2016. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,analise-capitao-fantastico-e-para-os-que-ainda-sonham-com-a-revolucao,10000095960. Acesso em: 17 jul. 2019.

MORENO, Ana Carolina. Educação domiciliar: liberdade para algumas famílias pode prejudicar crianças vulneráveis, dizem especialistas. G1, 12 abr. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/04/12/educacao-domiciliar-liberdade-para-algumas-familias-pode-prejudicar-criancas-vulneraveis-dizem-especialistas.ghtml. Acesso em: 8 jul. 2019.

NERI, Juliana Fonseca de Oliveira. Currículo escolar e enfrentamento à violência sexual intrafamiliar contra a criança e o adolescente no município de São Paulo. 2018. 314 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/21429/2/Juliana%20Fonseca%20de%20Oliveira%20Neri.pdf. Acesso em: 8 jul. 2019.

PRADO, Ricardo. Desescolarização é tema do documentário ‘Contra a Maré”. Gazeta do Povo, 6 jan. 2018. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/desescolarizacao-e-tema-do-documentariocontra-a-mare-bb4w9u4nexg1x98m6p4cgkc2z/. Acesso em: 8 jul. 2019.

RIBEIRO, Álvaro Manuel Chaves; PALHARES, José. O homeschooling e a crítica à escola: hibridismos e (des)continuidades educativas. Proposições, v. 28, n. 2, p. 57-84, maio/ago. 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8650305/16627. Acesso em: 8 jul. 2019.

SOUZA, Mateus Luiz de. Ex-alunos contam experiência de ensino domiciliar, que cresce no país. Folha de São Paulo, 25 fev. 2015. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2015/02/1594329-ex-alunos-contam-experiencia-de-ensino-domiciliar-que-cresce-no-pais.shtml. Acesso em: 8 jul. 2019.

STF nega recurso que pedia reconhecimento de direito a ensino domiciliar. Supremo Tribunal Federal, 12 set. 2018. Disponível em: http://stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=389496. Acesso em: 8 jul. 2019.

STRECK, Lenio Luiz. Homeschooling e as três perguntas fundamentais na teoria da decisão. Consultor Jurídico, 27 out. 2018. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2018-out-27/observatorio-constitucional-homeschooling-tres-perguntas-fundamentais-teoria-decisao. Acesso em: 8 jul. 2019.

SUPREMO Tribunal Federal não admite ensino domiciliar. IDBFAM, 12 set. 2019. Disponível em: http://www.ibdfam.org.br/noticias/6757/Supremo+Tribunal+Federal+n%C3%A3o+admite+ensino+domiciliar. Acesso em: 8 jul. 2019.

THOMAZ, Ana; MARCOFF, Fabio; THOMAZ, Gutto. Conversa com Bial – Programa de terça-feira, 31/07/2018, na íntegra. Globoplay, 31 jul. 2018. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/6912786/. Acesso em: 17 jul. 2019.

TRÊS em cada 10 são analfabetos funcionais no Brasil, aponta estudo. Época Negócios, 6 ago. 2018. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2018/08/epoca-negocios-tres-em-cada-10-sao-analfabetos-funcionais-no-pais-aponta-estudo.html. Acesso em: 8 jul. 2019.

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. A educação doméstica no Brasil de oitocentos. Revista Educação em Questão, Natal, v. 28, n. 14, p. 24-41, jan./jun. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4463/3654. Acesso em: 16 jul. 2019.

XAVIER, Carlos Eduardo Rangel. Panorama jurídico da educação domiciliar no Brasil. Revista Jurídica da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná, Curitiba, n. 9, p. 137-167, 2018. Disponível em: http://www.pge.pr.gov.br/arquivos/File/Revista_PGE_2018/007PanoramaJuridicoDaEducacaoDomiciliarNoBrasil.pdf. Acesso em: 8 jul. 2019.

Downloads

Publicado

2020-08-14

Versões