INSURGÊNCIAS E INSUBORDINAÇÕES NEGRAS NO ENSINO SUPERIOR:
AS COTAS RACIAIS E O TENSIONAMENTO DOS CURRÍCULOS NAS UNIVERSIDADES
Resumo
O presente texto demonstra que as ações afirmativas, como as cotas raciais, não só se constituem como instrumento fundamental para a democratização do acesso ao ensino superior, como possibilitam aos corpos negros desafiar a produção do conhecimento universitário. Para isto dividimos o texto em duas partes: A primeira contextualiza a luta antirracista do Brasil, indicando que as cotas raciais só se materializaram a partir da luta e mobilização dos movimentos negros no decorrer da história; na segunda, abordamos como as cotas raciais têm permitido insubordinações e insurgências ao poder epistêmico branco perpetrado nos currículos e pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação do Brasil. Finalizamos, apontando a necessidade de renovação e ampliação da Lei no 12.711/2012, conhecida como lei de cotas, para que os corpos negros possam apossar-se do espaço universitário e sentir-se pertencente, emergindo como questionadores das lógicas da branquitude e se fazendo pensador, criador, teórico e comunicador de epistemologias não eurocentradas.