ENSINO JURÍDICO PARTICIPATIVO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19:

COMO TRANSPOR METODOLOGIAS ATIVAS PARA O AMBIENTE VIRTUAL – RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v8i21.54345

Resumo

Por meio de pesquisa qualitativa triangulada, professores e monitores descrevem e analisam estratégias concretas, empregadas no ambiente virtual, em prol de um ensino jurídico mais participativo, com foco em competências e habilidades. O estudo parte da premissa de que o modelo tradicional de ensino, de caráter estritamente expositivo, não contempla as
necessidades de formação dos futuros profissionais do Direito. O problema de pesquisa diz respeito às dificuldades práticas dos professores ante o modelo participativo, seja porque não tiveram contato prévio com metodologias ativas quando foram alunos de Direito, seja porque não sabem como adotá-las no novo contexto das salas de aula virtuais. A pergunta de partida
que move a pesquisa de campo pode ser assim resumida: como obter um bom nível de engajamento por parte dos alunos, com foco no desenvolvimento de suas competências e habilidades, no contexto de aulas virtuais ocorridas a partir da pandemia de Covid-19? Os achados foram selecionados com base em experiências reais, conduzidas pelos autores, e foram
relatados a fim de compartilhar as estratégias mais significativas com o público interessado.

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Biografia do Autor

João Carlos Relvão Caetano, Universidade de Coimbra (UC)

Doutor em Ciências Políticas pela Universidade Aberta (Portugal), onde é Professor Associado no Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, além de Pró-Reitor para os Assuntos Jurídicos e Institucionais e Diretor da Delegação de Coimbra. Licenciado em Direito e Mestre em Economia Europeia pela Universidade de Coimbra.

Fayga Silveira Bedê, Centro Universitário Christus (Unichristus)

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e da Graduação em Direito do Centro Universitário Christus – Unichristus. Editora-Chefe da Revista Opinião Jurídica. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza (CE), Brasil. 

Leinad Rocha de Almeida, entro Universitário Christus (Unichristus)

Graduanda do Curso de Direito, monitora da disciplina de “Tópicos Especiais em Direito I” e bolsista de iniciação científica pelo Centro Universitário Christus - Unichristus. 

Mateus Rocha Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Graduando do Curso de Letras/Português da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Assistente-Editorial da Revista Opinião Jurídica. 

Publicado

2022-05-05