ENSINO JURÍDICO PARTICIPATIVO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19:
COMO TRANSPOR METODOLOGIAS ATIVAS PARA O AMBIENTE VIRTUAL – RELATO DE EXPERIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/rcj.v8i21.54345Resumo
Por meio de pesquisa qualitativa triangulada, professores e monitores descrevem e analisam estratégias concretas, empregadas no ambiente virtual, em prol de um ensino jurídico mais participativo, com foco em competências e habilidades. O estudo parte da premissa de que o modelo tradicional de ensino, de caráter estritamente expositivo, não contempla as
necessidades de formação dos futuros profissionais do Direito. O problema de pesquisa diz respeito às dificuldades práticas dos professores ante o modelo participativo, seja porque não tiveram contato prévio com metodologias ativas quando foram alunos de Direito, seja porque não sabem como adotá-las no novo contexto das salas de aula virtuais. A pergunta de partida
que move a pesquisa de campo pode ser assim resumida: como obter um bom nível de engajamento por parte dos alunos, com foco no desenvolvimento de suas competências e habilidades, no contexto de aulas virtuais ocorridas a partir da pandemia de Covid-19? Os achados foram selecionados com base em experiências reais, conduzidas pelos autores, e foram
relatados a fim de compartilhar as estratégias mais significativas com o público interessado.