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POR UM DIREITO À LIBERDADE: RAUL SEIXAS E A SOCIEDADE ALTERNATIVA/ THE RIGHT TO FREEDOM: RAUL SEIXAS AND THE ALTERNATIVE SOCIETY/POR EL DERECHO A LA LIBERTAD: RAUL SEIXAS Y SOCIEDAD ALTERNATIVA

Authors

  • Leilane Serratine Grubba Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito da Faculdade Meridional Professora Permanente
  • Amanda Muniz Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22409/rcj.v4i7.261

Keywords:

Direito e Música, Liberdade, Rock, Raul Seixas, Law & Music, Freedom

Abstract

Resumo: O presente artigo, de alcance conceitual, tem por objeto a relação entre Direito e Música e busca demonstrar de que forma a música pode ser utilizada como veículo de contestação e luta social, a partir do exemplo de Raul Seixas. Tendo alcançado sucesso de público no período ditatorial brasileiro, época na qual os direitos e garantias fundamentais, como a liberdade de expressão, eram tolhidos arbitrariamente, o artista procurou utilizar seu status social e sua audiência para disseminar ideais relativos à liberdade individual. Conhecedor da Lei de Thelema, Raul ressignificou esse postulado esotérico e o aplicou no campo social e político brasileiro, de modo a difundir suas premissas como forma de luta e resistência contra a ditadura. O artigo, nesse sentido, irá problematizar uma forma de se utilizar a música como objeto de estudo do direito, a partir do exemplo de Raul Seixas, bem como uma forma de como a música pode influenciar o campo social, político e jurídico. Para tanto, metodologicamente, se buscará investigar como e por que a música deve ser considerada uma promissora fonte de estudos jurídicos; na sequência, será contextualizada a situação brasileira da década de 70, época de maior sucesso de Raul Seixas, e investigada a maneira como o artista utilizou de seu lugar de destaque para denunciar e contestar o status quo.

Abstract: This conceptual article aims the relation that can be established between Law and Music, as well as it seeks to show how music can be used as a vehicle of protest and social struggle, by the example of Raul Seixas. Having achieved great success in Brazilian dictatorial period, time in which fundamental rights and guarantees such as freedom of expression were arbitrarily constrained, the artist sought to use his status in society, also his audience, to spread ideals concerning individual freedom. Believing in the importance of Thelema Law, the musician tried to apply its esoteric propose in Brazilian social and political field, in order to spread its premises as a form of struggle and resistance against dictatorship. In this sense, the article questions the way of using music as a field of study of law, by the example traced by Raul Seixas, as well as it questions how can music influence social, political and juridical fields. For this, methodologically, we will investigate how and why music should be considered a promising source of legal studies. After, we will try to understand Brazilian 70’s, time in which Raul had his most success. Also, in the end, we will try to analyze how the artist used his prominent position to expose and challenge the status quo.

 Resumen: Este artículo, de alcance conceptual, tiene como objetivo la relación entre Derecho y Música y busca demostrar cómo la música se puede utilizar como vehículo para contestación y lucha social, a partir del ejemplo de Raúl Seixas. Habiendo logrado el éxito de público en el período dictatorial brasileño, una época en que los derechos y garantías fundamentales, Al igual que la libertad de expresión, fueron arbitrariamente restringidas, el artista buscó utilizar su condición social y audiencia para difundir ideales relacionados con la libertad individual. Experto de la Ley de Thelema, Raúl reformuló este postulado esotérico y lo aplicó en el campo social y político brasileño, a fin de difundir sus premisas como forma de lucha y resistencia contra la dictadura. En este sentido, el artículo problematizará una forma de utilizar la música como objeto de estudio del derecho, a partir del ejemplo de Raúl Seixas, así como una forma de cómo la música puede influir en el ámbito social, político y jurídico. Para ello, metodológicamente, buscaremos indagar cómo y por qué la música debe ser considerada una fuente prometedora de estudios jurídicos, a raíz de estudios sobre derecho y otros lenguajes artísticos como literatura; A continuación, se contextualizará la situación brasileña de los años 70, la época más exitosa para Raúl Seixas y la forma en que el artista utilizó su lugar de destacar para denunciar y cuestionar el status quo.

 

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Author Biographies

Leilane Serratine Grubba, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direito da Faculdade Meridional Professora Permanente

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Faculdade Meridional (IMED). Professora da Escola de Direito da Faculdade Meridional (IMED). Pesquisadora da Fundação Meridional. Coordenadora do grupo de pesquisa MAR – Migração, Asilo e Refúgio (CNPq/IMED), e do grupo de pesquisa FUNDDIH – Fundamentos e Dimensões dos Direitos Humanos (CNPq/IMED). Líder do Centro de Direito, Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade, vinculado à IMED.

 

Amanda Muniz Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Direito e Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharela em Direito pelas Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros (MG-FADISA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Conhecer Direito (NECODI – UFSC/CNPq). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Modelagem e Compreensão de Sistemas Sociais: Direito, Estado, Sociedade e Política (UFSC/CNPq). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Direito das Mulheres (CCJ/UFSC). Membro do Núcleo de História e Rock – NEHROCK (CFH/UFSC). Bolsista CAPES.

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2017-06-13

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