ENSAIO SOBRE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO E CULTURA POLÍTICAS/ ESSAY ABOUT A SCHOOL OF EDUCATION AND CULTURE POLITICS / ENSAYO SOBRE UNA ESCUELA DE POLÍTICA DE EDUCACIÓN Y CULTURA
DOI:
https://doi.org/10.22409/rcj.v4i7.201Palabras clave:
Escola de Educação e Cultura Políticas, novos saberes, pensamento crítico, Education School and Policies Culture, ‘juspolitics-philosophical” thought, new knowledge, critical thinking, Raumsol.Resumen
Resumo: O presente artigo discute e amplia a proposta de uma Escola de Educação e Cultura Políticas, aventada nos anos 1930 pelo pensador argentino Raumsol. O texto desenvolve-se em três seções: novos saberes latinos americanos; a crítica ao pensamento ‘juspolítico-filosófico”; e conclusivamente a proposta de Raumsol, que o texto dirige ou amplia para um foco mais atual. Conclui pela necessidade de se partir para ideias desse tipo para enfrentar a subserviência cultural mediante a projeção de um pensamento crítico.
Abstract: This article discusses and expands the proposal for a School of Political Education and Culture, mooted in the 1930s by the Argentine thinker Raumsol, in a possible application in Brazil. The text of the article was extracted from the finished scientific research. Use of approach deduction method and monographic procedure method. The text is developed into three sections: new Latin American knowledge; the critic of the "juspolitics-philosophical" thought; and conclusively the Raumsol’s proposal that the text extends to a more current focus. It is possible to conclude that ideas like these are necessary to face the cultural subservience.
Resumen: Este artículo discute y amplía la propuesta de Escuela de Educación Política y Cultura, propuesta en la década de 1930 por el pensador argentino Raumsol. El texto se desarrolla en tres apartados: nuevos conocimientos latinoamericanos; crítica del pensamiento ‘juspolítico-filosófico”; y en definitiva la propuesta de Raumsol, que el texto dirige o amplía a un enfoque más actual. Concluye por la necesidad de partir de ideas de este tipo para enfrentar el servilismo cultural a través de la proyección del pensamiento crítico.
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