Grupo de Pesquisa em escola, Esporte e Cultura (GPEEsC): uma resistência nas subáreas sociocultural e pedagógica à hegemonia da biodinâmica no campo da Educação Física (EF)
Resumen
El camino histórico de la investigación en EF está anclado por tensiones y disputas entre las subáreas Biodinámica y Sociocultural y Pedagógica por el espacio en el campo científico. Este proceso influyó, y aún influye, en la formación de los grupos de investigación, de sus líderes e investigadores, ya que el campo académico de la PE está sujeto a las normas de la CAPES y del CNPQ. El objetivo es describir a GPEEsC como un grupo resistente y combativo en este escenario de tensiones y presiones en el ámbito de la EP, que busca posiciones críticas, colaborativas y constructivas para el desarrollo de las subáreas Socioculturales y Pedagógicas del área de EP en su conjunto. La investigación es de carácter bibliográfico y descriptivo, sustentada en la teoría de Pierre Bourdieu.
Palabras clave: Grupo de Investigación; Subáreas Socioculturales y Pedagógicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Fluminense de
Educação Física o direito de primeira publicação, o que permite o
compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação
inicial nesta revista. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos
trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas,
são de inteira responsabilidade dos/as autores/as.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho
online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) já que isso
pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação
do trabalho publicado.
Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de
uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-
comerciais.