Grupo de Pesquisa em escola, Esporte e Cultura (GPEEsC): uma resistência nas subáreas sociocultural e pedagógica à hegemonia da biodinâmica no campo da Educação Física (EF)
Abstract
O percurso histórico da pesquisa em EF está ancorado por tensões e disputas entre as subáreas Biodinâmica e Sociocultural e Pedagógica por espaço no campo científico. Esse processo influenciou, e influencia, a formação dos grupos de pesquisa, seus líderes e pesquisadores, uma vez que o campo acadêmico da EF está sujeito às normatizações da CAPES e do CNPQ. O objetivo é descrever o GPEEsC como um grupo resistente e combatente neste cenário de tensões e pressões no campo da EF, buscando posicionamentos críticos, colaborativos e construtivos para o desenvolvimento dassubáreas Sociocultural e Pedagógica da área de EF como um todo. A pesquisa é de caráter bibliográfico e descritivo, apoiado na teoria de Pierre Bourdieu.
Palavras-chave: Grupo de Pesquisa; Subáreas Sociocultural e pedagógica.
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