Notícias
Edição Atual

O I Encontro dos Grupos de Pesquisa em Educação Física Escolar do Rio de Janeiro nasce com a iniciativa da Secretaria Estadual do CBCE (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte) no estado do Rio de Janeiro, a partir de uma busca dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP/CNPq) que destacam a relação da Educação Física com a escola. Esse encontro foi realizado em novembro de 2024, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - campus Maracanã, como programação do VI Congresso Internacional de Educação Física e Desportos (CIEFD).
Nesse Dossiê, encontraremos oito dos grupos de pesquisa que estiveram no I Encontro e atenderam à chamada da Revista Fluminense de Educação Física. E, aqui, compartilham seus objetivos, trajetórias e algumas das produções e projetos desenvolvidos: Grupo de Estudos em educação física Escolar, formação e Profissão docente (GEEP); Grupo Expressividades, Performances Andarilhas e Espaços Educativos (EXPANDE); Grupo de Estudo e Pesquisa Vitor Marinho; Grupo de Pesquisa Corporeidades, Infâncias, Formação e Esportes (GECIFE); Grupo de Pesquisa Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades (ELAC); Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF); Grupo de Pesquisa em escola, Esporte e Cultura (GPEEsC); Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (LEPIDEFE).
Ao priorizar o universo escolar, os textos mergulham no fazer singular de cada um dos grupos envolvidos no primeiro encontro, colaborando para o delineamento de um olhar fluminense para os desafios da Educação Física escolar. Além disso, o diálogo empreendido parece exercitar novas potencialidades para o instituir de uma rede comunitária de entrelaçamento dos trabalhos (ensino, pesquisa e extensão) de cada coletivo, mirando a construção de agendas conectadas e espaços plurais de construção de conhecimento.
O painel elaborado pelos oito artigos vai ao encontro do foco e escopo da Revista Fluminense de Educação Física, pois executa o duplo papel de divulgar as produções do campo e, sobretudo, convidar os novos grupos/coletivos para continuar construído uma rede colaborativa de pesquisas e práticas com a Educação Física escolar no Rio de Janeiro.
Boa leitura
Equipe Editorial da Revista Fluminense de Educação Física e Secretário Estadual do CBCE-RJ
* Fotos da capa: arquivo dos professores Paulo Antonio Almeida e Rosa Malena Carvalho