AS LUTAS PEDAGÓGICA E DE PROJETO DE EDUCAÇÃO DO SEPE-NITERÓI DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 (2020-2021)

Autores

  • Diogo Henrique Araujo de Oliveira IEPIC - Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v1i16.57465

Resumo

Este artigo busca inventariar e intentar uma primeira sistematização das lutas pedagógica e de projeto de Educação, desenvolvidas pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro – Núcleo Niterói (SEPE-Niterói) no contexto da pandemia de COVID-19, considerando o período de março a dezembro de 2020. O trabalho compõe uma agenda de pesquisas do autor sobre as lutas da classe trabalhadora sobre o direito à educação e projetos contra-hegemônicos, emancipatórios, que emergem das lutas da classe trabalhadora, em especial dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro e da cidade de Niterói. Num primeiro momento, inventariamos as bases das lutas pedagógica e de projeto educacional do SEPE-Niterói, em seguida focamos nas formulações construídas no contexto da pandemia de COVID-19. Percebemos a potencialidade das lutas dos Profissionais da Educação na construção de projetos alternativos à dominação burguesa.

Palavras-chave: Luta pedagógica. Sindicato. Pandemia.

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Publicado

2023-04-05

Edição

Seção

NÚMERO TEMÁTICO