AS LUTAS PEDAGÓGICA E DE PROJETO DE EDUCAÇÃO DO SEPE-NITERÓI DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 (2020-2021)
DOI:
https://doi.org/10.22409/enfil.v10i16.57465Resumo
Este artigo busca inventariar e intentar uma primeira sistematização das lutas pedagógica e de projeto de Educação, desenvolvidas pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro – Núcleo Niterói (SEPE-Niterói) no contexto da pandemia de COVID-19, considerando o período de março a dezembro de 2020. O trabalho compõe uma agenda de pesquisas do autor sobre as lutas da classe trabalhadora sobre o direito à educação e projetos contra-hegemônicos, emancipatórios, que emergem das lutas da classe trabalhadora, em especial dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro e da cidade de Niterói. Num primeiro momento, inventariamos as bases das lutas pedagógica e de projeto educacional do SEPE-Niterói, em seguida focamos nas formulações construídas no contexto da pandemia de COVID-19. Percebemos a potencialidade das lutas dos Profissionais da Educação na construção de projetos alternativos à dominação burguesa.
Palavras-chave: Luta pedagógica. Sindicato. Pandemia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.