AS ARMAS DA CRÍTICA OU APONTAMENTOS PARA LUTAS E RESISTÊNCIAS AO MOVIMENTO “ESCOLA SEM PARTIDO”

Autores

  • Helton Messini da Costa UFF
  • Luciana Bernardinello UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/enfil.v7i10.34735

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, História, Ciências Sociais, Educação Popular

Resumo

Destarte, a fim de atingirmos nossos objetivos, organizamos este texto em três partes, a saber: num primeiro momento, buscamos apresentar uma síntese do fenômeno do MESP, sua gênese, atuação e seus intelectuais. A seguir, importou-nos analisar o MESP e seus pressupostos a partir das categorias em Gramsci (1999; 2000; 2004), de vontade coletiva, partido, crise orgânica, intelectuais orgânicos e hegemonia. Por fim, lançamos algumas considerações com o intuito de contribuir ao enfrentamento do MESP em sua materialidade, bem como, em suas bases teóricas.

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Biografia do Autor

Helton Messini da Costa, UFF

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Especialista em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Luciana Bernardinello, UFF

Doutoranda do PPG de Educação da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação pela UNICAMP

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Publicado

2019-08-24