Política, democracia e educação no Brasil: Uma breve análise à luz do caderno 13 de Gramsci
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/enfil.v7i10.29477Mots-clés:
Educação, Filosofia, História, Ciências Sociais, Educação PopularRésumé
Antonio Gramsci escreveu mais de 30 cadernos de história e análise durante a prisão, conhecidos como "Cadernos do Cárcere" e "Cartas do Cárcere". Considerando as condições adversas em que tais cadernos foram escritos e para despistar a censura fascista, Gramsci adotou uma linguagem cifrada, em torno de conceitos originais ou de expressões novas. Seus escritos têm forma fragmentária, com muitos trechos que apenas indicam reflexões a serem desenvolvidas.Neste trabalho reflete-se sobre política, Estado e democracia no pensamento de Gramsci, sistematizado no Caderno 13, parte de uma extensa obra escrita entre os anos de 1932-1934, sob o título “Breves notas sobre a política de Maquiavel”.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista En_fil aceita manuscritos originais em português, italiano, espanhol e inglês. Se o manuscrito original for redigido em língua estrangeira, ele deve ser acompanhado da versão em português.
A Revista En_fil não cobra taxas referentes à submissão, à avaliação ou à publicação de artigos. Oferece acesso livre, gratuito e imediato a todos os leitores, independentemente de cadastramento no site.