Política, democracia e educação no Brasil: Uma breve análise à luz do caderno 13 de Gramsci

Autores

  • Janiara de Lima MEDEIROS Universidade Federal Fluminense
  • Moisés SILVA Universidade Federal Fluminense
  • Silvio Marcos Dias SANTOS Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1234/enfil.v0i10.29477

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, História, Ciências Sociais, Educação Popular

Resumo

Antonio Gramsci escreveu mais de 30 cadernos de história e análise durante a prisão, conhecidos como "Cadernos do Cárcere" e "Cartas do Cárcere". Considerando as condições adversas em que tais cadernos foram escritos e para despistar a censura fascista, Gramsci adotou uma linguagem cifrada, em torno de conceitos originais ou de expressões novas. Seus escritos têm forma fragmentária, com muitos trechos que apenas indicam reflexões a serem desenvolvidas.Neste trabalho reflete-se sobre política, Estado e democracia no pensamento de Gramsci, sistematizado no Caderno 13, parte de uma extensa obra escrita entre os anos de 1932-1934, sob o título “Breves notas sobre a política de Maquiavel”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janiara de Lima MEDEIROS, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Educação pela UFF, é Especialista em Psicopedagogia, Gestão de RH, Pós-graduada em Gestão EaD e possui MBA em Marketing. Há vinte e cinco anos atua na Educação acumulando experiência como docente e nas áreas pedagógica e administrativa em instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro.

Moisés SILVA, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação pela UFF, mestre em Educação pelo PPGEdu-UFF, pedagogo e professor de História da Rede Municipal do Rio de Janeiro. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Silvio Marcos Dias SANTOS, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Ciência da Informação pela UFF, é bibliotecário e mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2019-07-24