Vol. 5 No. 7 (2017): GRAMSCI E A VONTADE COLETIVA

					View Vol. 5 No. 7 (2017): GRAMSCI E A VONTADE COLETIVA

Nesta sétima edição apresentamos o resultado das discussões desenvolvidas na disciplina Tópicos Especiais em FES - Maquiavel, Estado e vontade coletiva em Gramsci: um estudo do caderno 13, sob a condução do professor doutor Giovanni Semeraro, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. Tal disciplina foi organizada a partir do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Política e Educação (NuFIPE), na perspectiva de aprofundar os estudos e reflexões sobre o Caderno 13 de Gramsci, tendo em vista o aprofundamento de uma leitura filológica, assim como uma reflexão crítica sobre os temas da atualidade. Diversos docentes e pesquisadores participantes da disciplina reuniram o acúmulo das discussões, de modo a refletir sobre suas pesquisas em andamento e questões da atualidade, passando por temas de ordem teórica, assim como por temas como educação popular, ideologia e política. Ao final temos a entrevista com Roberto Leher, professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, abordando o contexto de avanço do conservadorismo no Brasil e os dilemas impostos sobre a democracia no ano do Golpe contra a presidente Dilma Rousseff e a ascensão de Bolsonaro.

Published: 2020-11-22

APRESENTAÇÃO

  • APRESENTAÇÃO - “Gramsci e a vontade coletiva”

    Luiz Augusto de Oliveira Gomes; Reginaldo Costa, Rodrigo Gomes
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v5i7.47277

NÚMERO TEMÁTICO

  • EXPERIÊNCIAS DE JORNADA ESCOLAR AMPLIADA: O MITO HEGEMÔNICO E A UTOPIA SUBALTERNA

    John Mateus Barbosa, Cosme Leonardo Almeida Maciel
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v5i7.47278
  • ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE HISTÓRIA DA POLÍTICA E EDUCAÇÃO POPULAR

    Diego Chabalgoity
    23-36
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v5i7.47279
  • CONSCIÊNCIA, IDEOLOGIA E POLÍTICA NUM UNIVERSO PARTICULAR: NOTAS DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO

    Hugo Katsuo Othuki Okabayashi, Bianca Moura de Mesquita Menezes, Olivia Maria Silva Dias, Caio Garritano Amador, Sérgio Miguel Turcatto, Rômulo de Paula Andrade
    52-68
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v5i7.47281
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA GRAMSCIANA: REFLEXÕES SOBRE O PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL, CONCEITO E USOS

    Ana Valéria Dias Pereira, Maria Alice Veiga, Maria Beatriz Lugão Rios
    69-83
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v5i7.47282
  • OS “GERMES” DA VONTADE COLETIVA EM EXPERIÊNCIAS DE OCUPAÇÃO DE ESCOLAS

    Luiz Augusto de Oliveira Gomes
    84-97
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v5i7.47283
  • A VONTADE COLETIVA, UM PROCESSO UNIFICADOR

    Maria Dolores Campos Rebollar
    98-109
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v5i7.47284
  • FILOSOFIA DA PRÁXIS E A QUESTÃO DA “AMPLIAÇÃO” DO ESTADO EM GRAMSCI

    Rodrigo Lima Ribeiro Gomes
    37-51
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v5i7.47280
  • A FUNDAÇÃO LEÃO XIII E A FORMAÇÃO DA VONTADE COLETIVA URBANO- INDUSTRIAL SUBORDINADA: EDUCAÇÃO PARA A FAVELA (1947-1964)

    Reginaldo Scheuermann Costa
    110-136
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v5i7.47285

ENTREVISTAS

  • PROPOSTA DE ENTREVISTA PARA A REVISTA ENFIL – ROBERTO LEHER

    Luiz Augusto de Oliveira Gomes; Rodrigo Lima Ribeiro Gomes, Reginaldo Scheuermann Costa
    137-141
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v5i7.47286