v. 10 n. 15 (2022): CULTURA, EDUCAÇÃO, ARTE E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA

					Visualizar v. 10 n. 15 (2022): CULTURA, EDUCAÇÃO, ARTE E POLÍTICA NA AMÉRICA LATINA

Há cinquenta e um anos Eduardo Galeano perguntava “¿El pasado es mudo? ¿O continuamos siendo sordos?”. Com essa pergunta-chave em mente o dossiê de En_Fil “Cultura, Educação, Arte e Política na América Latina: revisões analíticas e atualizações críticas” busca dar conta de atender ao menos em parte o que talvez o escritor uruguaio estivesse procurando quando publicou o emblemático “As veias abertas da América Latina”. Nesse contexto, mais especificamente, o dossiê se volta para os estudos teóricos e/ou relatos de experiência sobre a cultura em geral, as poéticas visuais, literárias e musicais, as artes cênicas, a educação estética e a política educacional na América Latina, abrindo-se para o debate sobre as grandes questões que neste século vêm se debruçando sobre a diversidade de questões tendo a inclusão social como referência.  

Publicado: 2022-09-17

NÚMERO TEMÁTICO

  • A EXPRESSÃO CULTURAL DO JONGO: A (DE)COLONIALIDADE COMO PROCESSO PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    ELISABETH DA ROCHA
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v10i15.54583
  • A PRODUÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO NA TELENOVELAS DA REDE GLOBO REVISÃO CRÍTICA E ATUALIZAÇÃO CONCEITUAL

    Renata Maldonado da Silva
    13-28
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v10i15.54581
  • COVID-19 E GESTÃO EDUCACIONAL UMA ANÁLISE DAS MEDIDAS EDUCACIONAIS ADOTADAS PELA REDE DE ENSINO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

    Brenda Ramalho, Valéria Ramalho
    29-40
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v10i15.54692
  • OFICINA DE JOGOS TEATRAIS REFLEXÕES E FRAGMENTOS DE EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORASPESQUISADORAS

    Luísa Valença Reis, Julia Gurgel, Beatriz Souza
    41-53
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v10i15.54846
  • O MOVIMENTO E A ATUALIDADE

    Fernando Santos Barbosa
    54-67
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v10i15.55599
  • PATRIMÔNIO ARTÍSTICO, IDEOLOGIA E DOMINAÇÃO PARA UMA CRÍTICA ONTOLÓGICA DA FORMAÇÃO ESTÉTICO-CULTURAL NO BRASIL

    Ronaldo Rosas Reis
    68 -92
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v10i15.55924
  • UM RELATO SOBRE RESISTÊNCIAS (ANTI)RACISTAS E CULTURA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

    Alessandra Pio
    93-107
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v10i15.55060

ENTREVISTAS

  • ENTREVISTA REVISTA ENFIL ESPAÇO BARRICADA (CENTRO CULTURAL FERNANDO CALADO)

    Luiz Augusto de Oliveira Gomes
    108-112
    DOI: https://doi.org/10.22409/enfil.v10i15.55926