O mapa cultural:um exercício de memória e demarcação de territórios

Authors

  • Dalvit Greiner de Paula UEMG

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v8i0.1759

Keywords:

Cultura, Educação, Território, Fronteiras

Abstract

O artigo discute a necessidade e a utilidade dos mapas culturais como ferramenta de gestão da Escola de forma a intervir no território ocupado pela instituição. Para isso, lança mão dos conceitos de densidade material e social em Durkheim e das fronteiras culturais propostas por Alfredo Bosi para entendermos as possibilidades de mobilização dos grupos nos territórios que lhes é dado. Assim posto, os mapas culturais não devem ser apenas inventários, mas possibilidades de conhecimento e reconhecimento de territórios e identidades, exercício de poder, roteiro de vida de indivíduos e grupos, exercício de memória e de Democracia, tornando-se capaz de redefinir e requalificar espaços de forma a valorizar as culturas locais como partes e participantes da cultura da cidade, dando visibilidade a todos os seus cidadãos, indistintamente

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Author Biography

  • Dalvit Greiner de Paula, UEMG
    Mestrando em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais.(UEMG)

Published

2015-12-26

How to Cite

O mapa cultural:um exercício de memória e demarcação de territórios. (2015). Ensaios, 8, 103-116. https://doi.org/10.22409/re.v8i0.1759