Determinantes sociais nas escolhas profissionais: uma análise sobre o curso normal.

Autores

  • Bruna Navarro Julião

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v15i0.42998

Palavras-chave:

Curso normal, magistério, determinantes sociais, vocação, formação de professor.

Resumo

Tendo em vista o amplo debate sobre vocação profissional e trajetórias educacionais e profissionais, este artigo tem como objetivo analisar os determinantes socioeconômicos que influenciam as trajetórias de estudantes que cursam o curso normal de nível médio. O debate é feito à luz do conceito de causalidade do provável, que indica o modo como as escolhas são estruturadas tendo em vista as possibilidades de concretização. Foram utilizados dados do INEP e feitas entrevistas semiestruturadas com alunos da mais antiga escola que oferece este curso do país. Os resultados indicam que o curso normal possui papel fundamental no imaginário de possibilidades de mobilidade social de seus estudantes, ainda que nem sempre almejam o magistério como profissão.

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

Navarro Julião, B. (2020). Determinantes sociais nas escolhas profissionais: uma análise sobre o curso normal. Ensaios, 15, 42-61. https://doi.org/10.22409/re.v15i0.42998

Edição

Seção

Artigos Originais