Determinantes sociais nas escolhas profissionais: uma análise sobre o curso normal.
DOI:
https://doi.org/10.22409/re.v15i0.42998Palavras-chave:
Curso normal, magistério, determinantes sociais, vocação, formação de professor.Resumo
Tendo em vista o amplo debate sobre vocação profissional e trajetórias educacionais e profissionais, este artigo tem como objetivo analisar os determinantes socioeconômicos que influenciam as trajetórias de estudantes que cursam o curso normal de nível médio. O debate é feito à luz do conceito de causalidade do provável, que indica o modo como as escolhas são estruturadas tendo em vista as possibilidades de concretização. Foram utilizados dados do INEP e feitas entrevistas semiestruturadas com alunos da mais antiga escola que oferece este curso do país. Os resultados indicam que o curso normal possui papel fundamental no imaginário de possibilidades de mobilidade social de seus estudantes, ainda que nem sempre almejam o magistério como profissão.Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A Revista reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.