QUESTÃO INDÍGENA COMO QUESTÃO URBANA: NOTAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROBLEMÁTICA GEOGRÁFICA

Autores

  • Sandoval dos Santos Amparo Fundação Nacional do Índio

Palavras-chave:

Questão indígena, questão urbana, indigenismo

Resumo

Este trabalho compreende um esforço no sentido de desmistificar alguns aspectos da questão indígena, considerando-a como questão urbana, dado ao contexto no qual se estabelecem as relações interétnicas no Brasil. Procura-se trazer a questão indígena para o centro do debate geográfico, tecendo considerações sobre o indigenismo, a cidade e o índio no Brasil, buscando dimensionar as diferentes condições em que se dá a presença do índio na cidade, e por quais motivos se dá este fato. O indigenismo, em acordo com as idéias propostas por Pacheco de Oliveira, é considerado como a dimensão territorial de uma política de origem urbana.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandoval dos Santos Amparo, Fundação Nacional do Índio
    Licenciado (2004) e Bacharel (2006) pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2010). Geógrafo da Funai desde 2004, com atuação na demarcação de terras indígenas, gestão territorial e patrimônio estético e cultural.

Downloads

Publicado

17-03-2013

Como Citar

QUESTÃO INDÍGENA COMO QUESTÃO URBANA: NOTAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PROBLEMÁTICA GEOGRÁFICA. Ensaios de Geografia, Niterói, Brasil, v. 1, n. 2, p. 32–58, 2013. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/36242. Acesso em: 5 dez. 2025.