POR UMA GEOGRAFIA PROFUNDA: ENSAIO SOBRE O PARADIGMA GEOGRÁFICO SOB O PRISMA DE UMA RELEITURA PARADIGMÁTICA

Autores

  • Humberto Goulart Guimarães Professor - Rede Municipal de Educação de Cabo Frio - PMCF. Tutor presencial - Licenciatura em Pedagogia (UNIRIO) do Polo UAB/CEDERJ de Rio Bonito.

Palavras-chave:

Geografia Profunda, Releitura Paradigmática, Geograficidade.

Resumo

O presente artigo é um ensaio para uma proposta de Geografia Profunda. Uma proposta de interpretação dos fenômenos da Terra através de inter-relações paradigmáticas. A partir de uma crítica do paradigma ocidental dominante o autor busca contribuir para superá-lo. Esta superação é pautada naquilo que é interpretado como a interpenetração dos contrários, tanto de novos paradigmas ocidentais quanto daquilo que iremos tratar como misticismo oriental. O objetivo é transitar pelos três princípios propostos de saber geográfico: efetividade geográfica, geograficidade e complexidade geográfica, que serão reconcebidos com o fito de auxiliar na apreensão integrada deste saber perpassando desde uma nova cosmologia até uma ética prática, respeitando a Geograficidade como Devir da Geografia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Goulart Guimarães, Professor - Rede Municipal de Educação de Cabo Frio - PMCF. Tutor presencial - Licenciatura em Pedagogia (UNIRIO) do Polo UAB/CEDERJ de Rio Bonito.

Mestre em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (POSGEO-UFF)

Downloads

Publicado

2013-10-22

Edição

Seção

Artigos