INTEGRAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL DA PAISAGEM, UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DA PAISAGEM.

Autores

  • Fernando Cesar Manosso Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Francisco Beltrão

Palavras-chave:

Paisagem, Geoecologia, análise integrada.

Resumo

Na ciência geográfica, utilizando a paisagem como categoria de análise e interpretação do espaço, requer o entendimento de interações entre a estrutura geoecológica e os sistemas sócio-culturais e econômicos, que apresentam-se de difícil percepção, no entanto, este método pode se mostrar bastante eficiente no âmbito da compreensão da dinâmica da superfície, que está sujeita às diferentes combinações entre os agentes atmosféricos, litosféricos, biológicos e antrópicos. Este trabalho aborda a teoria da paisagem enquanto importante ferramenta para a interpretação holística do espaço geográfico, reconhecendo suas estruturas horizontais e verticais, utilizando-se de alguns exemplos práticos, que mostraram-se eficientes, na abordagem integrada, resultando na identificação de unidades de paisagem no território, dotadas de uma estrutura e funcionamento próprio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Cesar Manosso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Francisco Beltrão

Geógrafo, Mestrado e Doutorado em Geografia. Atualmente docente do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Francisco Beltrão.

Downloads

Publicado

2014-02-24

Como Citar

MANOSSO, F. C. INTEGRAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL DA PAISAGEM, UMA APLICAÇÃO DA TEORIA DA PAISAGEM. Ensaios de Geografia, v. 2, n. 4, p. 67-86, 24 fev. 2014.

Edição

Seção

Artigos