LUGARES EM MOVIMENTO: CORPOREIDADE E LUGAR NOS TRENS URBANOS DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Jean Lucas da Silva Brum Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Lugar, Corporeidade, Trens Urbanos, Rio de Janeiro

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo descortinar a experiência de deslocamento diário dos passageiros nos trens urbanos do Rio de Janeiro, buscando explorar as relações entre corporeidade e lugar, com base na corrente humanista em geografia. Para tanto, nos utilizamos de relatos dos passageiros obtidos através de entrevistas informais e de observações diretas realizadas no contexto cotidiano dos trens. Tais questões apontam para o reconhecimento dos elos simbólicos e afetivos presentes no espaço dos trens cariocas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Lucas da Silva Brum, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (2014), tendo realizado um período da graduação no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Portugal, pelo Programa de Bolsas Luso- Brasileiras Santander Universidades. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Lugar, Geografia Humanista, Geografia Cultural, Cinema e Representação.

Downloads

Publicado

2015-02-16

Como Citar

BRUM, J. L. DA S. LUGARES EM MOVIMENTO: CORPOREIDADE E LUGAR NOS TRENS URBANOS DO RIO DE JANEIRO. Ensaios de Geografia, v. 3, n. 5, p. 74-89, 16 fev. 2015.

Edição

Seção

Artigos